Rui Rangel não poupa críticas ao arranque do Benfica nesta Liga 2013/14, onde os encarnados entraram com uma derrota diante do Marítimo e viram os adeptos assobiar e insultar a equipa após o jogo no Estádio dos Barreiros.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o ex-candidato à presidência do Benfica garante não ter sido apanhado de surpresa e explica que o mau início era uma consequência natural de «uma pré-época desastrosa». «Não fiquei surprendido, infelizmente. O Benfica fez uma pré-época desastrosa, com estágios marcados e depois anulados, jogos sem critério, e o que veio da época anterior com uma renovação difícil e que fragilizou o treinador e um problema mal resolvido que se chama Cardozo», lembrou.

O juiz desembargador aponta falhas à organização do clube e considera ainda que o futuro de Jorge Jesus está em risco: «O Benfica não tem uma estrutura que defenda o treinador e os jogadores. Há uma ligação direta entre o treinador e o presidente, o que é uma fórmula original e que tem todas as condições para não dar certo. Jorge Jesus já perdeu élan em relação ao Benfica, a comunicação não passa da mesma forma para os jogadores. Sente-se que Jorge Jesus está a prazo.»

Sublinhando o jogo com um Benfica de 'duas caras' e que «entrou a medo» com o Marítimo, Rui Rangel refere também os perigos da equipa se 'desmontar' em breve com a venda de algumas unidades fundamentais, nomeadamente Matic, Salvio ou Garay. «O problema está na organização, não está nas vendas. O Benfica tem de vender. Os jogadores já deviam estar vendidos e [Jorge] Jesus está a treinar jogadores que não sabe se ficam. Se se retira Matic, Salvio ou Garay, é evidente que a estrutura mexe toda. É preciso saber vender», frisa.

Por fim, o antigo candidato à presidência do clube da Luz define o derby com o Sporting, dentro de duas semanas, como «decisivo» para a época do Benfica. «O jogo com o Sporting pode ser decisivo. Temo que se o Benfica não ganhar em Alvalade a posição de Jorge Jesus se torne insustentável», conclui.

O Benfica iniciou este domingo a Liga 2013/14 com um desaire diante do Marítimo, por 2-1, e somou o nono ano consecutivo sem ganhar na estreia no campeonato.