Sporting e Benfica empataram a um golo no primeiro dérbi da época e deram um bom espetáculo aos mais de 46 mil adeptos que foram até Alvalade. Leões dominaram na primeira parte e águias responderam na segunda. Montero e Markovic foram os autores dos golos do dérbi.

Os leões foram mais fortes no primeiro tempo. A equipa de Leonardo Jardim entrou no relvado de Alvalade a todo o gás e nos primeiros minutos conseguiu de imediato sufocar o Benfica na sua área.

Sem surpresa, a equipa de Alvalade pôs-se em vantagem à passagem do minuto 10. André Martins apanhou a defesa do Benfica em contrapé e assistiu Montero para o 1-0. O colombiano desmarcou-se nas costas da defesa e bateu Artur de cabeça.

O Benfica procurou reagir à vantagem leonina mas sempre sem grande fulgor perante a melhor organização verde e branca. Nico Gaitán foi o mais inconformado e foi pelo pé esquerdo do argentino que o Benfica esteve mais perto de marcar, ao assistir os colegas para situações de perigo. Rodrigo à barra e Salvio - a rematar para as nuvens à beira da baliza - tiveram as melhores ocasiões das águias no primeiro tempo.

No Sporting, Adrien e André Martins dominaram o meio campo e deram por certo muitas dores de cabeça a Jesus, que ainda antes do apito para o intervalo teve de substituir Enzo Pérez e Salvio, ambos por lesão.

E a segunda parte arrancou com novo lance de azar para o Benfica. Ao fazer um cruzamento da esquerda, Gaitán agarrou-se à coxa e não mais se levantou. Foi o abrir de cortina para o regresso de Cardozo, que rendeu o argentino e voltou a vestir de vermelho.

Logo a seguir, Markovic deixou o primeiro aviso sério ao Sporting. Arrancou com a bola, passou por toda a gente e só Rui Patrício evitou o golo, com Rodrigo pouco lesto na recarga.

O sérvio contribui decisivamente para uma nova alma do Benfica e aos 64’ fez uma obra de arte em Alvalade. À imagem doque já tinha feito, passou por toda a defesa leonina com impressionante facilidade e desta vez Rui Patrício não foi adversário à altura e o avançado de 19 anos meteu-lhe a bola por debaixo das pernas. Estava feito o empate num golo de levantar as bancadas… mesmo em Alvalade.

Nos últimos minutos, e já com o Benfica de rastos fisicamente e com Jesus sem poder mexer, o Sporting superiorizou-se e voltou a encostar os encarnados lá atrás. O contra-ataque tornou-se a arma dos encarnados, mas nem de um lado nem de outro o perigo deu em golo. Empate aceita-se e pode beneficiar o FC Porto, que em caso de vitória em Paços de Ferreira ganha pontos aos dois rivais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.