Sporting e Benfica protagonizam hoje o primeiro grande "clássico" da época, em jogo da terceira jornada da I liga de futebol, à qual os "leões" chegam na condição de líderes, recebendo um adversário até agora intermitente.

Enquanto o renovado Sporting arrancou o campeonato com duas goleadas - 5-1 ao Arouca, em casa, e 4-0 à Académica, fora -, o Benfica apresenta-se no dérbi do Estádio José Alvalade com uma derrota encaixada na primeira ronda, no terreno do Marítimo (2-1), e um triunfo sofrido na receção ao Gil Vicente (2-1).

Num jogo sem favoritos, mas no qual a equipa de Leonardo Jardim surge de moral elevado, a grande dúvida reside na presença do avançado Oscar Cardozo na equipa do Benfica, depois de o treinador "encarnado", Jorge Jesus, ter dito que o paraguaio estava em condições de ser convocado.

Este encontro, agendado para as 20h00, será o segundo do dia, depois de o Vitória de Guimarães e o Vitória de Setúbal abrirem a jornada a partir das 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques. Com quatro pontos, os minhotos perseguem o quinto 100 por cento vitorioso - Sporting, FC Porto, Rio Ave, Estoril e Braga -, enquanto a equipa sadina ainda não pontuou.

Numa ronda que se prolonga até segunda-feira, o FC Porto, tricampeão nacional, já conhecerá o resultado do dérbi lisboeta quando visitar no domingo o "europeu" Paços de Ferreira, que iniciou o campeonato com duas derrotas.