O Sporting emitiu esta quinta-feira um comunicado no qual «condena e se demarca de qualquer ato de violência» e se assume como instituição centenária «promotora de princípios e valores de urbanidade e respeito pelo próximo».

Dias depois de uma carrinha que transportava elementos do Benfica ter sido vandalizada junto ao Estádio José Alvalade, o Sporting reforça a mensagem ao considerar que o desporto «tem de ser vivido como uma festa», em que cada um deverá «expressar livremente as suas opções clubísticas, numa base de respeito mútuo».

«O Sporting é um clube hospitaleiro e, desde sempre, um dos principais promotores do ‘fair-play’ nas diversas modalidades, com um importante papel na sociedade ao nível desportivo e social», refere o clube “leonino”, em jeito de conclusão.

Esta posição pública do Sporting surge depois de um incidente ocorrido antes do jogo da I Liga de futebol com o Benfica, no sábado, quando elementos das claques “leoninas” vandalizaram uma viatura de uma unidade hoteleira que transportava alguns elementos ligados ao clube da Luz, entre os quais os fisioterapeutas Telmo Firmino e Paulo Rebelo e o observador Marco Pedroso.

O ataque ocorreu no túnel de acesso ao parque de estacionamento do estádio de Alvalade, onde habitualmente se concentram as claques do Sporting, e provocou danos significativos na viatura, antes de o condutor, perante a impossibilidade de avançar ou recuar, forçar a entrada para o parque de estacionamento do próprio estádio.