O presidente da Assembleia-geral da Académica anunciou hoje que os sócios do clube vão poder apresentar sugestões para alterar os estatutos da Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) recentemente criada ao abrigo da nova legislação de sociedades desportivas.

«É aberto até ao dia 18 de outubro um período para receção de sugestões para alteração dos estatutos da SDUQ, embora as propostas enviadas por correio possam ser recebidas até ao dia 21», informou Fernando Oliveira, numa conferência de imprensa que contou com a presença dos presidentes da Direção e do Conselho Fiscal.

O dirigente acrescentou que será constituída uma comissão de análise, formada por um elemento de cada órgão social e um sócio de referência com formação na área do direito, encarregada de elaborar até 11 de novembro uma proposta, que será submetida à Assembleia-geral em reunião extraordinária a realizar na segunda quinzena de novembro.

Segundo o presidente da Assembleia-geral, esta metodologia vem de encontro ao requerimento apresentado por um grupo de cerca de uma centena de sócios para discussão do pacto social da SDUQ da Académica, e à intenção da direção de criar uma comissão para elaborar uma proposta de revisão dos estatutos.

«É uma tentativa de encontrar pontes de diálogo, em que a Académica está acima de todas as pessoas, grupos e tendências. É também uma maneira de tentarmos consensualizar a questão dos estatutos, que, repito, são totalmente legais», frisou o presidente da Direção, José Eduardo Simões.

Salientando que os estatutos em vigor estão de acordo com a «assembleia e as leis em vigor», o dirigente academista referiu que «qualquer documento pode ser alterado desde que seja para melhor».

«Estamos abertos a essas sugestões desde que envolvam todos os sócios da Académica», sublinhou.

Na última reunião magna, realizada a 25 de julho, os sócios chumbaram o orçamento da Académica - Organismo Autónomo de Futebol para a próxima época por não concordarem com a forma como a nova sociedade foi criada.

Os sócios da Académica aprovaram a 25 de maio, em reunião de Assembleia-Geral extraordinária, a constituição de uma SDUQ, em vez de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) proposta pela direção, mas exigiam que a sua criação fosse discutida antecipadamente com os associados.