O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, reagiu esta quinta-feira às acusações de que foi alvo por parte de Godinho Lopes, anterior presidente leonino, num longo comunicado publicado no site oficial dos leões.

O atual líder leonino respondeu ao comunicado de Godinho Lopes para esclarecer o conteúdo informativo que lhe foi facultado pela anterior direção, nomeadamente a situação dos futebolistas profissionais e dos atletas de formação.

Bruno de Carvalho lembra ainda que a auditoria às contas do clube vai arrancar brevemente, e que caso seja provado que houve negligência ou gestão danosa o clube vai agir de imediato.

Leia o comunicado na íntegra:

Para cabal esclarecimento dos Sportinguistas e numa conduta de rigor e transparência a que nos comprometemos, importa esclarecer, face ao comunicado ontem divulgado por Godinho Lopes, que nos reunimos antes da tomada de posse, no dia 25 de Março de 2013, apenas cerca de 20 minutos.

Nesse breve encontro, Godinho Lopes entregou-me três dossiers, com a seguinte informação:

- Dossier 1 – Título “Recursos Humanos e Sistemas de Informação”. Este dossier na parte de Recursos Humanos, continha: organogramas; manual de funções do Grupo Sporting; resumos sobre o Sporting Clube de Portugal, SPM, SAD, exceto informação sobre os atletas. Em Sistemas de Informação, estava: apresentação sobre alguns serviços existentes.

- Dossier 2 – Título “Orçamentos, Controle Orçamental, Reestruturação Financeira”, com a seguinte informação: orçamento de 2012/2013; controle orçamental de Julho de 2012 a Novembro de 2012; documento com “Sporting SAD, Reestruturação Financeira, Investidor com Controlo” e “Sporting SAD, Reestruturação Financeira Bancos – Proposta de um PER”.

- Dossier 3 – Título “Política Desportiva, Comunicação, Comercial, Fundação Sporting, Património, Núcleos, GOAS, Contencioso”, muito inspirado no documento entregue às candidaturas às eleições do Sporting Clube de Portugal, em 2013; documentos com intenções daquilo que consideravam que devia ser feito; listagem dos atletas das modalidades; breve descrição do projeto de Odivelas; um contrato com arquitetos para o Pavilhão João Rocha; listagem com percentagens de passes de jogadores e seus detentores; organograma funcional da Sporting SAD bem como do Futebol de Formação; modelo das Academias Sporting; SportingCOM; principais ações estratégicas e táticas do departamento comercial; relatório das atividades da Fundação Sporting; organograma do pelouro do Património com previsão de investimentos; lista dos Núcleos Sportinguistas; protocolo com os GOAs; lista dos contenciosos; ações desenvolvidas no mandato.

Para além do referido, nada mais me foi entregue, nem transmitido, pelo que, rápida e facilmente se percebe, que, retirando o atrás exposto, as afirmações de Godinho Lopes não correspondem à verdade.

Em relação ao Relatório & Contas, o mesmo é auditado por uma entidade independente, não suscetível a tentativas de “manipulação”, por parte de qualquer Direção ou Administração. No presente caso, o R&C referente à época 2012/2013 da Sporting - SAD, foi auditado pela PricewaterhouseCoopers Portugal, garantindo assim, que os dados revelados representam a verdade sobre a Sporting SAD, as suas operações e nada mais.

A Sporting SAD e o Sporting Clube de Portugal, até à presente data, nunca adjetivaram qualquer ato de anteriores Direções, e apenas tem vindo a fazer o que lhe compete. Neste caso específico, permitiu e tem permitido que os auditores possam desenvolver a sua atividade de forma independente, possibilitando que os sócios, adeptos do Sporting Clube de Portugal, os acionistas, tenham conhecimento, da informação, de forma verdadeira, transparente e rigorosa.

Importa salientar, que se vai iniciar uma auditoria de gestão, séria, e no final da mesma, faremos as devidas análises. Nada obsta que se pontualmente se verificarem casos concretos que consideremos atos de negligência ou de gestão danosa, não possamos agir no imediato momento.

Bruno de Carvalho
Presidente do Sporting Clube de Portugal e da Sporting SAD»

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.