Elias volta a garantir que tem dinheiro a receber do Sporting - relativos a Outubro de 2011 e que embora já tenha procurado um acordo tal não foi possível.

«Face à dívida e ao desinteresse do Sporting em negociar uma forma de pagamento, o meu contrato permanece válido e meus direitos federativos vinculados ao clube até que o órgão competente da FIFA decida a questão», diz Elias num comunicado.

Eis o documento na íntegra:

Em atenção às diversas notícias e notas oficias publicadas referente ao meu contrato com o Sporting Clube de Portugal, venho através da presente nota esclarecer que:

1 - Em nenhum momento eu, Elias Mendes Trindade, faltei com a verdade ou ofendi a honra ou o bom nome do Sporting, seus diretores, muito menos de sua calorosa torcida.

2 - Insistentemente questionado pela imprensa sobre os motivos pelos quais deixei de atuar pelo Sporting, sempre deixei claro que foi por mútuo consentimento, em virtude de problemas financeiros da equipe, que inclusive culminaram com a pública renúncia de seus principais diretores.

3 - Os problemas financeiros fizeram com que o Sporting Clube de Portugal não honrasse o acertado comigo em mais de uma oportunidade. Há valores pendentes referentes a Outubro de 2011, e meus representantes vêm tentando negociar um acordo amigável desde então.

4 - Em Agosto de 2012 a dívida foi renegociada e o Sporting não honrou os pagamentos nas datas aprazadas.

5 - Em maio de 2013 tentou-se um novo acordo, também não honrado pelo Sporting.

6 - Em Agosto de 2013, antes da propositura de medida perante a FIFA, tentou-se, em vão, uma nova composição.

7 - Em que pese a dívida e o desinteresse do Sporting em negociar uma forma de pagamento, meu contrato permanece válido e meus direitos federativos vinculados ao clube até que o órgão competente da FIFA decida a questão.

8 - É importante esse esclarecimento à imprensa, aos acionistas e, principalmente, aos aficionados do Sporting.