O FC Porto venceu, este sábado, o Gil Vicente por 2-0, em jogo da quarta jornada da I Liga, que se disputou no Estádio do Dragão. Varela (7’) e Jackson Martínez (27’) deram a vitória aos portistas, que assim consolidam o primeiro lugar do campeonato português com 12 pontos.
Após a interrupção para os compromissos com as seleções, o FC Porto regressou ao campeonato português com a missão de segurar a liderança isolada do campeonato português, algo que se tornou mais fácil do que inicialmente esperado.
Para este desafio, Paulo Fonseca promoveu o regresso de Silvestre Varela à titularidade, ele que esteve afastado das competições, por lesão, desde a Supertaça Cândido de Oliveira, que o FC Porto venceu ao Vitória de Guimarães. Lucho, Josué e Mangala ficaram no banco de suplentes e Quintero agarrou a titularidade.
Os Dragões marcaram cedo, aos sete minutos, e logo com um golo de Silvestre Varela, que aproveitou a confusão na área gilista para abrir o marcador do Estádio do Dragão. O extremo portista não podia ter tido melhor regresso aos relvados.
Após o golo, Paulo Fonseca foi obrigado a mexer na equipa quando viu o central brasileiro Maicon a ser assistido fora das quatro linhas. O treinador portista optou, naturalmente, pela entrada de Mangala.
O jogo continuava com sentido único – em direção à baliza de Adriano Facchini – e esperava-se um pouco mais deste Gil Vicente. Mesmo com um futebol de contenção, a formação de Barcelos provou nas primeiras três jornadas ter atitude, algo que não se viu esta noite na cidade do Porto durante o primeiro tempo.
Os comandados de Paulo Fonseca continuavam instalados na área gilista, prevendo-se, mais cedo ou mais tarde, o segundo golo. Foi o que aconteceu aos 27 minutos. Danilo cruzou para a área, Licá cabeceou em direção à baliza mas o guardião do Gil defendeu, “entregando” a bola para os pés de Jackson Martínez, e o colombiano não falhou.
Até ao final da primeira parte, o FC Porto geriu tranquilamente a vantagem, ao mesmo tempo que a turma orientada por João de Deus tentava a sua sorte nos contra-ataques.
Na etapa complementar, o Gil Vicente até entrou melhor, e esteve perto de diminuir a desvantagem por várias vezes, mas o FC Porto tem, na sua equipa, individualidades que anularam as intenções gilistas. Mesmo pressionando, os azuis e brancos  tiraram o pé de acelerador, parecendo satisfeitos com o resultado, e com o pensamento na caminhada pela Liga dos Campeões em casa do Áustria de Viena, agendada para quarta-feira.
Quanto ao campeonato português, o FC Porto soma e segue com quatro vitórias em quatro jornadas já disputadas.