O treinador Manuel Machado mostrou hoje alguma resignação face ao castigo aplicado ao Nacional, que impede a presença de público no jogo de domingo, com o Arouca, relativo à quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico da equipa madeirense alegou que o avançado Mateus, é um dos jogadores do plantel é vítima de situações de racismo, com alguma regularidade, sem que os clubes sejam penalizados como o Nacional, punido por cânticos racistas no jogo com o Olhanense, da 20.ª jornada da época passada.

«Não discuto as razões, até porque não me apercebi de nada no jogo que ditou este castigo. Mas temos de respeitar quem decide disciplinarmente. Como exemplo, o Mateus é vítima dessas situações com alguma frequência e nunca houve qualquer penalização», destacou Machado em conferência de imprensa.

Para Manuel Machado, o castigo aplicado penaliza não só adeptos, mas também o futebol.

«Os estádios em Portugal estão carentes de espetadores nas bancadas e em vez de se promover a sua presença, afasta-se os adeptos e o futebol sai penalizado», observou o treinador dos "alvinegros".

O treinador que já viveu duas situações semelhantes, durante a sua passagem pelo futebol grego, garante, contudo, que o facto de o jogo ser realizado à porta fechada não fará diferenças no desempenho da sua função.

«Não muda nada em termos técnicos. Aqui, as coisas são mais brandas, temos menos gente nos estádios e os adeptos são mais passivos. Não ficamos mais fortes por não termos os nossos adeptos, mas continuaremos fortes», explicou.

Relativamente ao adversário, Manuel Machado considera que o Arouca jogará na Choupana, motivado pela vitória em casa na jornada passada.

«Será com certeza um adversário motivado e mais confiante, depois de ter conseguido a primeira vitória no campeonato. Além disso, trata-se de uma equipa muito experiente e, por isso, temos de estar no nosso melhor», concluiu.

O Nacional, oitavo classificado, com quatro pontos, defronta o Arouca, 13.º colocado, com três, a partir das 16h00 de domingo, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrado pelo portalegrense Paulo Batista.