O Marítimo, clube da I Liga portuguesa de futebol, assinala hoje o 40.º aniversário como a primeira equipa fora do continente a disputar um jogo dos campeonatos nacionais.

A estreia absoluta ocorreu na tarde de 16 de setembro de 1973, no Estádio Municipal de Leiria (derrota do Marítimo com o União de Leiria, por 3-2), no então denominado campeonato nacional da II Divisão, naquele que é considerado pelo clube madeirense «um marco indiscutível da história da Madeira e de Portugal».

A composição dessa equipa "verde-rubra" que figura na história é a seguinte: Severino, Belarmino, Emanuel Freitas, Hilário, Isaque, Tininho, Spínola, Vasco, Joel, Orivaldo e Noémio. Dias, Andrade, Ângelo e Calisto foram os suplentes, enquanto Alberto Sachs era o treinador.

Na sexta-feira, o clube comemora mais um aniversário e para assinalar os 103 anos de vida a direção do Marítimo está a preparar um programa de festejos onde os sócios terão o papel principal, sendo que na sexta-feira anunciará e lançará um novo serviço, o que para já a coletividade mantém o sigilo.