Rui Vitória disse hoje que o Vitória de Guimarães vai fazer tudo para bater domingo o Benfica, equipa que considerou ser, a par do FC Porto, a mais forte da I Liga de futebol.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da quinta jornada, o técnico dos vitorianos frisou que benfiquistas e portistas «estão, neste momento, acima das outras equipas, pela sua dimensão, orçamento, estrutura, poder e pelo que vão ganhando a nível internacional».
Os minhotos vêm de uma goleada na Liga Europa (quinta-feira, 4-0 aos croatas do Riejka) e o treinador reconhece que «é mais gratificante e agradável» trabalhar sobre vitórias.
«Mas temos que ter a noção de que, independentemente desse resultado, o jogo com o Benfica seria sempre tremendamente difícil porque, do outro lado, vai estar uma equipa muito forte, candidata ao título e que nos vai causar muitas dificuldades», disse.
Rui Vitória admitiu ter um plantel suficiente para fazer rotatividade, embora não seja «obrigatório rodar a equipa», apesar de entre o fim do jogo "europeu" e o início da partida com os "encarnados" decorrerem menos de 72 horas.
Garantindo que o Vitória vai «fazer tudo para vencer», o treinador considerou que a conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica, há cerca de quatro meses, «não terá implicações» no jogo de domingo.
«Não tem nada a ver uma coisa com outra, o contexto é outro, nada é igual. Objetivamente o Benfica tem uma grande equipa, recheada de grandes jogadores e que, na minha opinião, reforçou-se melhor que no ano anterior», disse.
O treinador reconheceu ainda ter ficado surpreendido pela exibição de alguns jogadores na quinta-feira, nomeadamente os últimos reforços.
«Excedeu [as expectativas] no sentido em que ainda não os tinha visto em competição, mas também já esperava. É como lhes digo: eu, como jogador, já falhei golos em cima da baliza, passes ridículos, mas a falta de entrega e paixão não se aceita, quem vai lá para dentro é para lutar até não poder mais e eles perceberam essa mensagem», disse.
O Vitória de Guimarães, sétimo classificado, com sete pontos, recebe domingo, às 18:00, o Benfica, quinto, também com sete, num jogo que será arbitrado por Bruno Esteves, de Setúbal.