Um golo solitário do avançado venezuelano Mário Rondon permitiu neste domingo ao Nacional somar a primeira vitória em casa, batendo a Académica por 1-0, em encontro relativo à quinta jornada da I Liga.

Com este desfecho, a equipa madeirense ascendeu à 10.ª posição, agora com sete pontos, enquanto os “estudantes”, ainda sem ganhar fora, somam os mesmos quatro pontos, mantendo o 13.º lugar à condição.

No jogo da Choupana, o Nacional foi sempre mais objectivo, enquanto a Académica, sem profundidade, não conseguiu responder, pelo menos da forma que seria necessária.

Na primeira parte, os insulares ameaçaram por diversas vezes a baliza adversária, com Candeias, Mateus e Mário Rondon a repartirem as muitas tentativas junto da baliza de Ricardo.

Os “alvinegros” poderiam ter ganho o jogo de forma mais folgada, mas a deficiente finalização e o guarda-redes da Académica evitaram as intenções do conjunto orientado por Manuel Machado.

A Académica apenas importunou a defesa e o guarda-redes adversário, de bola parada, num livre cobrado por Ivanildo, correspondido por uma grande defesa de Gottardi.

Aos 32 minutos, o Nacional ganhou vantagem no marcador: boa jogada do estreante Zainadine na direita, a deixar para trás dois adversários e a assistir Mário Rondón, que, num primeiro remate, viu Ricardo defender, mas, na recarga, marcou o único golo da partida.

Na segunda parte, o jogo manteve a mesma toada, com o Nacional sempre mais perto de marcar, enquanto a Académica tentava surpreender em contra ataque.

Aos 52 minutos, os madeirenses poderiam ter feito o segundo golo, num desvio de cabeça de Mexer ao primeiro poste, mas Mateus não conseguiu acertar no alvo.

Como homem mais perigoso em campo, na “Briosa”, Ivanildo ganhou espaço à entrada da área e rematou forte, mas Gottardi evitou o golo da igualdade com uma boa defesa.

O Nacional respondeu logo de seguida, com Candeias a rematar de cabeça ao poste, após de cruzamento de Mário Rondón.

A Académica voltou ao jogo no último quarto de hora, na desesperada tentativa de chegar pelo menos à igualdade, e, aos 80 minutos, Diogo Valente cruzou para um cabeceamento de Buval, respondendo Gottardi com grande defesa.

Já em período de compensação, o árbitro anulou um golo a Buval, por pretenso fora de jogo, após cruzamento da esquerda de Diogo Valente.