O presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, esclareceu esta quinta-feira que Mitchell van der Gaag não deixou de ser treinador da equipa de futebol, apesar dos problemas cardíacos que o obrigam a um interregno nas funções.

Poucas horas depois do técnico holandês ter anunciado que vai «deixar de trabalhar» por tempo indeterminado, devido a uma arritmia cardíaca que o obrigou a abandonar o encontro de sábado, com o Marítimo, o responsável pelo futebol dos "azuis" garantiu que Van der Gaag não lhe transmitiu qualquer intenção de abandonar o cargo.

«O treinador da equipa do Belenenses chama-se Mitchell van der Gaag. Apenas não estará no banco. O Mitchell não é substituível. Até agora não me transmitiu que não quer continuar como treinador do Belenenses, depois de resolvido o seu problema de saúde», afirmou Rui Pedro Soares, em conferência de imprensa, realizada no Estádio do Restelo.

No entanto, caso o técnico holandês, de 41 anos, manifeste a intenção de abandonar as funções, Rui Pedro Soares assevera que «haverá sempre lugar para ele, porque há clubes de futebol e, depois, há o Belenenses».

De resto, o ex-administrador da PT mostrou-se confiante numa rápida recuperação do treinador, dando o exemplo do escocês Alex Ferguson e do holandês Johann Cruyff, que também resolveram os problemas de saúde e continuaram a ser treinadores de futebol.

Por outro lado, dada a ausência de Van der Gaag do banco de suplentes, a SAD belenense decidiu recorrer ao ex-jogador do clube Marco Paulo, que passará a acumular as funções de treinador dos juniores com as de técnico interino da formação principal.

«Não gosto de usar a expressão interino, mas como o Mitchell não vai estar no banco, a equipa técnica foi reforçada com a inclusão do Marco Paulo, treinador dos juniores, e que no passado já dirigiu a equipa do Belenenses, com grande sucesso», revelou Rui Pedro Soares, que agradeceu a disponibilidade do presidente do clube, António Soares, em aceder a esta «ajuda».

Apesar de admitir que «o líder faz sempre falta», o presidente da SAD referiu que «essa falta terá de ser resolvida por todos», dando mesmo como exemplo a «coragem e força» demonstradas por Van der Gaag.

«Temos um treinador que, no passado sábado, teve dois choques no coração, levantou-se e saiu pelo seu próprio pé. A partir desse momento, não há ninguém neste grupo de trabalho que possa ter medo do que quer que seja», realçou.

O Belenenses desloca-se este sábado ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol.