O holandês Mitchell van der Gaag anunciou hoje que vai suspender as funções de treinador do Belenenses por tempo indeterminado, devido a um problema cardíaco, que se evidenciou na partida de sábado, com o Marítimo.

O técnico, de 41 anos, apresentou-se esta tarde perante os jornalistas, no Estádio do Restelo, para explicar os contornos da situação, tendo comunicado que, por enquanto, vai «deixar de trabalhar, porque a vida é mais importante».

«Por enquanto, vou deixar de trabalhar. Neste momento estou a falar com o meu médico para resolver este problema, porque a vida é mais importante. Estou a fazer tratamento e vou-me concentrar em ficar bem. Tenho muita força para voltar o mais rápido possível», afirmou o técnico dos "azuis", numa conferência em que estiveram presentes os jogadores do plantel e o presidente da SAD, Rui Pedro Soares.

Van der Gaag revelou que tem «um problema de coração há algum tempo» e admitiu mesmo que foi o desfibrilhador, que lhe foi implantado em maio de 2012, que lhe salvou a vida.

«Foi uma coisa muito violenta que aconteceu no sábado. Tenho um problema de coração há algum tempo, antes mesmo de ter começado a trabalhar no Belenenses. Tenho um pacemaker e um desfibrilhador [internos]. No sábado, durante o jogo, senti-me mal, recebi dois choques e o aparelho salvou-me a vida. Sabia que, durante a minha vida, haveria sempre um risco. O meu médico disse-me que esta situação poderia ter acontecido em qualquer momento», referiu.

O técnico, que revelou que «só algumas pessoas dentro da estrutura do clube sabiam que tinha este problema», ficará agora afastado do trabalho de campo por tempo indeterminado, mas mostrou-se confiante numa rápida recuperação.

«Vou-me concentrar em ficar bem e tenho muita confiança, não só porque falei com muitas pessoas, mas também porque tenho muita confiança no meu médico. A vida continua. Estou muito confiante no futuro. É difícil dizer quanto tempo vou parar, mas desejo voltar o mais rápido possível e não tenho dúvidas de que vou voltar mais forte», sublinhou.

Por seu lado, o médico do Belenenses, António Barata, adiantou que o antigo futebolista sofre de «focos espontâneos de arritmia», que resultam da atividade física como atleta.

«Tem um coração que provoca arritmia espontaneamente. Tem uma atividade cardíaca normal, mas, de um momento para o outro, há áreas do coração, sobretudo o ventrículo, que começam a trabalhar espontaneamente e descontrolam toda a atividade. É uma consequência da atividade dos desportistas, não só no futebol», explicou.

Ainda assim, o responsável clínico dos "azuis" disse que esta «é uma situação controlável e prevenível, através da medicação e do desfibrilhador» e que o técnico «corre o mesmo risco de vida que qualquer um de nós», sendo que, no entanto, o regresso à atividade só acontecerá quando «houver certezas de que está tudo bem».

«O Mitchell começou a praticar desporto aos seis anos e teve uma carreira até aos 34 anos. Foi tendo todas as alterações que existem no coração de um atleta. É uma continuação de uma situação que já vem de trás. Neste momento, está a ser reavaliado e está a fazer exames de diagnóstico. Penso que o prognóstico é bom e que vamos ter o Mitchell de volta num período de tempo relativamente curto, mas, acima de tudo, no necessário», concluiu.

Entretanto, ao final da tarde, o presidente da SAD, Rui Pedro Soares, irá prestar esclarecimentos sobre a situação de Van der Gaag, numa conferência de imprensa marcada para as 19h00.

(Notícia atualizada às 17h44)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.