O Estoril-Praia somou hoje o segundo triunfo como visitante na época, ao vencer o Olhanense por 2-1, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, saltando para o quarto lugar da tabela.

A equipa de Marco Silva foi mais eficaz num jogo relativamente equilibrado, inaugurando o marcador com um golo madrugador, de João Pedro Galvão (quatro minutos), permitindo o empate de Dionisi (23) e festejando o triunfo na segunda parte com um tento de Rúben Fernandes (63).

O Estoril-Praia, que ganhou moral para o compromisso de quinta-feira com os eslovacos do Slovan Liberec, para a Liga Europa, subiu ao quarto lugar da tabela, com 11 pontos, enquanto o Olhanense segue no 12.º lugar, com cinco.

O Olhanense sofreu a segunda derrota caseira consecutiva, num encontro em que foi apoiado por meio milhar de espetadores no Estádio Algarve, a mais baixa assistência desde que voltaram ao escalão principal, em 2009, depois da polémica da semana sobre o palco dos jogos caseiros.

O Estoril-Praia chegou à vantagem bem cedo no jogo, aos quatro minutos, depois de uma jogada de Evandro pela direita e um cruzamento atrasado para o "coração" da área, onde apareceu João Pedro Galvão, cujo remate ainda desviou no corpo de Mladen.

O golo enervou os algarvios e os forasteiros aproveitaram para dominar a partida durante os minutos seguintes, estando perto do segundo golo aos 15 minutos, na sequência de um mau passe de Vítor Bastos, mas Luís Leal permitiu a defesa de Ricardo.

A reação do Olhanense valeu pela eficácia na hora de chegar ao empate: aos 22 minutos, Vojtus rematou, a bola ressaltou para a grande área e o italiano Dionisi, mais rápido do que o central Yohan Tavares, surgiu na "cara" de Vagner e não desperdiçou.

Com a igualdade no marcador e um equilíbrio notório em campo, o ritmo de jogo decaiu e, à exceção de um "tiro" perigoso de Luís Leal, ao lado (27), os lances de perigo escassearam até ao intervalo.

A toada morna com que as duas equipas terminaram a primeira metade manteve-se no arranque do segundo tempo, com as duas equipas a mostrarem pouca intensidade e raro interesse em chegar com perigo às balizas contrárias.

Sem fazer muito por isso, o Estoril acabou por chegar ao segundo golo, aos 63 minutos: após um canto, o central algarvio Rúben Fernandes, natural de Portimão, "traiu" os vizinhos de Olhão, ao saltar livre de marcação para cabecear com sucesso.

O tento estorilista mexeu com a partida, com o Olhanense à procura do golo e os forasteiros a apostarem no contra-ataque, tendo Luís Leal (76, defesa de Ricardo) e Mehmeti (77, ao lado) desperdiçado duas excelentes ocasiões, uma para cada lado.

Os algarvios tentaram ainda um assédio final à baliza de Vagner mas o Estoril aguentou-se sem dificuldades e até teve uma flagrante oportunidade, ao quarto minuto de descontos, com Ricardo a evitar o 1-3 numa tentativa de Balboa.