A UEFA confirmou hoje à agência Lusa que recebeu e vai analisar a queixa do FC Porto sobre os alegados comentários racistas do presidente da Associação de Futebol de Lisboa, para aferir se é competente para dar seguimento.

«Recebemos, de facto, esta queixa e vamos agora analisá-la para ver se (a UEFA) tem competência para lidar com este tipo de queixa», respondeu à Lusa fonte da entidade que gere o futebol europeu.

A 26 de setembro, o FC Porto remeteu para a UEFA, através da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), uma exposição sobre os alegados comentários racistas do presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo, no Facebook.

Em causa estavam comentários de Nuno Lobo - entre fevereiro e abril de 2011, ainda antes de ter sido eleito presidente da AFL - sobre o antigo jogador brasileiro do FC Porto Hulk, que entretanto se transferiu para o Zenit.

«Para mim foi o melhor em campo... Grande passe aquele para o segundo golo... o golo do macaco Hulk... HU HU HU HU» e «... não podíamos ter bananas no campo. Senão o incrível macaco comia-as» são alguns dos comentários alegadamente publicados no perfil de Facebook de Nuno Lobo, divulgados em comunicado pelo FC Porto, e que contém ainda algumas referências depreciativas sobre o Sporting.

Nuno Lobo desvalorizou a denúncia portista, considerando tratarem-se de manobras de diversão características do clube.

A polémica acerca dos alegados comentários racistas surgiu após o presidente da AFL ter acusado o dirigente do FC Porto Adelino Caldeira de o ter agredido no Estádio da Amoreira, durante o Estoril-FC Porto, da quinta jornada da I Liga. Nuno Lobo também acusou o presidente portista, Pinto da Costa, de o ter injuriado.

«Na altura do primeiro golo do Estoril, levei um murro, uma palmada forte nas costas que me projetou para a frente, até me amparar no muro da tribuna presidencial. Foi uma agressão do senhor Adelino Caldeira, não sei se com a mão fechada ou aberta», contou Nuno Lobo, que assistiu ao encontro entre Estoril-Praia e FC Porto na tribuna presidencial do estádio da Amoreira.

Além da exposição, o FC Porto anunciou ainda que vai processar judicialmente por difamação o presidente da AFL, na sequência das suas declarações no final do respetivo encontro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.