O Vitória de Guimarães venceu o Marítimo por 1-0, em jogo de fecho da sétima jornada da Primeira Liga. Marco Matias marcou o único golo do encontro.

Os dois técnicos entraram para este encontro com várias baixas nos respetivos plantéis. Rui Vitória não pode contar com Paulo Oliveira, Josué e João Amorim, que tiveram de se juntar a concentração da seleção portuguesa de sub-21, tal como o guarda-redes José Sá do Marítimo.

Sem José Sá, Pedro Martins fez estrear Leoni na baliza. Os cabo-verdianos Gegé e Nuno Rocha foram titulares pela primeira vez, na defesa e meio-campo respetivamente.

A primeira parte foi "morna", sem grandes oportunidades de golo. Do lado dos minhotos, Maazou era dos mais perigosos, mas nunca teve uma verdadeira oportunidade de golo. O Marítimo, sempre que podia, respondia em contra-ataque, com passes longos para Heldon e Sami mas sem sucesso.

O nulo ao intervalo castigava a falta de criatividade das duas equipas na zona intermédia.

No segundo tempo as duas formações vieram com mais vontade, principalmente o Guimarães. Nii Plange, que entrou pelo lugar de Malonga, tentou mexer com o jogo na faixa direita do ataque, onde deu muito trabalho a Ruben Ferreira.

Já com Barrientos em campo, no lugar do desinspirado Tiago Rodrigues, o Vitória de Guimarães esteve perto do golo, num livre de Luís Rocha que embateu na trave.

O Marítimo também esteve perto de marcar por Sami, num remate de longe que Douglas defendeu para a frente mas a bola acabou por sair, após insistência de Heldon que atirou às malhas laterais.

Aos 72 minutos, surge o momento do jogo. Gegé, que já tinha amarelo, disputou uma bola corpo a corpo com um contrário, que se deixou cair. Benquerença entendeu que o defesa central cabo-verdiano fez falta e mostrou-lhe o segundo amarelo, numa decisão muito contestada pelos madeirenses.

Cinco minutos depois o Vitória de Guimarães tirou partido da vantagem numérica e fez o 1-0. Cruzamento de Barrientos na direita para Marco Matias antecipar-se a Briguel e fazer o único golo do jogo.

O Marítimo, mesmo com menos um, tentou forçar o empate mas o Guimarães conseguiu segurar a vantagem. Apesar da Vitória, o Guimarães perdeu Maazou, que saiu lesionado.

Os minhotos passam a somar dez pontos, já os madeirenses continuam com os mesmos sete pontos e já levam 13 golos sofridos em sete jogos. Esta foi a terceira derrota seguida do Marítimo.