O ex-jogador Fábio Faria recebeu hoje um cheque de formação que lhe permite frequentar um curso superior de Gestão do Desporto, em iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e instituto Superior da Maia (ISMAI).

Fábio Faria, ex-atleta de Benfica, Paços de Ferreira, Valladolid e Rio Ave, que em 2013, com 23 anos, teve de abandonar a carreira precocemente devido a problemas cardíacos, recebeu, esta manhã, das mãos dos responsáveis das duas instituições a oferta, garantindo que vai «aproveitar a oportunidade».

«Quero ser um exemplo. Apesar do futebol, para mim, ter acabado prematuramente, quero provar que o Mundo não acaba, que a vida continua para um jogador e que temos de continuar a trabalhar. Vai ser bom para mim», disse Fábio Faria.

O jogador, que será embaixador de um projeto de solidariedade do SJPF, que visa ajudar futebolistas, no ativo ou não, com dificuldades financeiras, de saúde e sociais, foi também apontado como «um exemplo» por Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato.

«O Fábio é um exemplo de um jogador que teve que abandonar precocemente a carreira, mas que está a perspetivar o seu futuro, apostando na sua formação académica. Esperamos que tenha sucesso e que outros o possam seguir», disse o dirigente.

Joaquim Evangelista lembrou: «Estamos habituados a olhar para os jogadores como alguém que tem uma condição acima da média. Mas infelizmente eles também sofrem eventualidades e têm de ser apoiados».

Neste âmbito da formação, o líder do SJPF afirmou que «a prioridade do Sindicato é a preparação dos jogadores para, finda a sua carreira, desenvolverem uma outra atividade, em particular no desporto».

Como parceiro fundamental nesta iniciativa, o ISMAI, no voz do presidente da Instituição, Domingos Oliveira Silva, garantiu que «esta formação aos jogadores antecipa uma valorização profissional e pessoal».

Presentes nesta cerimónia estiveram representantes de Rio Ave e Paços de Ferreira, clubes por onde Fábio Faria passou, assim como José Neto, docente universitário na área das Ciências do Desporto e de Treino Desportivo.