O empréstimo do médio brasileiro do Sporting ao Flamengo em dezembro com o futuro de Elias a permanecer uma incógnita. Segundo a imprensa desportiva brasileira, o elevado salário de Elias está a afastar potenciais interessados sendo certo que o médio de 28 anos não deverá regressar a Alvalade.

De acordo com notícias avançadas no Brasil, o São Paulo recusou uma proposta do empresário de Elias para uma eventual transferência alegando que o salário do médio é muito elevado. Elias não abdica dos valores que aufere atualmente, cerca de um milhão de euros limpos por época, e o seu futuro depois de dezembro é uma incógnita.

Elias assinou em 2011 um contrato válido por cinco temporadas com o Sporting. O clube de Alvalade pagou pelo médio a impressionante soma de 8,85 milhões de euros, mas com a chegada de uma nova direção ao Sporting o internacional brasileiro deixou de fazer parte dos planos dos leões por se recusar a baixar o elevado salário. Atualmente, o Sporting e Elias têm um diferendo na FIFA devido à intenção dos leões em rescindir o contrato de imagem do jogador. Depois de dezembro, Elias muito dificilmente regressará ao Sporting.