O treinador do Olhanense rejeitou hoje comentar os rumores sobre a sua saída, garantindo que tem o apoio dos jogadores, na véspera de a equipa receber o Arouca, na oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Questionado sobre o tema, na conferência de imprensa de antevisão da partida de sábado, após o treino realizado no Estádio Algarve, Abel Xavier não abordou o assunto de forma direta, mas deixou claro que conta com o apoio dos jogadores.

«Naquilo que eu posso controlar, na gestão específica e na relação com jogadores, são os sinais internos que tenho dos jogadores que contam. E esses continuam intactos e bem vivos. Isso é o maior valor que um treinador pode ter no percurso da gestão de trabalho», comentou.

Apesar da insistência dos jornalistas, o treinador do Olhanense sublinhou apenas que é «preciso ter o realismo de saber a importância do projeto e de como foi concebido», esclarecendo depois, o que na sua ótica, define um treinador.

«Um treinador, para saber treinar, tem de ter perfil, conhecimento, 'know-how' e vivência. E depois há valores, inerentes à condição de treinador, que eu considero fundamentais: porque o treinador, pelo que a palavra explicita, treina a dor. Tem de ser um lutador, luta a dor. Tem de ser um vencedor, vence a dor. São requisitos fundamentais, os quais tento passar aos jogadores», disse.

O treinador do Olhanense sustentou ainda que «todos os treinadores do futebol português - quase todos os treinadores do mundo -, tenham eles que tipo de ambições ou objetivos tiverem, estão a prazo», acrescentando: «As minhas vitórias serão de todos, mas as derrotas serão só minhas.»

Quanto ao adversário de sábado, Abel Xavier referiu que o Arouca tem «as mesmas ambições» do que os algarvios, o que contribuirá para «um jogo extremamente competitivo e de grande importância para as duas equipas».

Um grupo de adeptos do Olhanense está a marcar um convívio para o Estádio José Arcanjo, em Olhão, à mesma hora do jogo, ouvindo o relato do jogo que se disputa no Estádio Algarve, como forma de protesto pela gestão da SAD nesta matéria.

«Eu, como treinador, percebo a sensibilidade do tema José Arcanjo/Estádio Algarve. Mas, como sempre disse, é fundamental que os adeptos apoiem a equipa de futebol. Determinadas divergências que possam resultar de certas decisões devem ser totalmente esclarecidas para que os adeptos, acima de tudo, estejam com a equipa de futebol, porque os jogadores necessitam desse apoio», assegurou.

O Olhanense, 13.º classificado, com cinco pontos, recebe no sábado o Arouca, 12.º com mais dois pontos, em jogo marcado para o Estádio Algarve, às 16h00, com arbitragem de Rui Silva (Vila Real).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.