O antigo futebolista Paulo Futre apostou hoje que o FC Porto-Sporting de domingo vai ser dos clássicos «mais equilibrados dos últimos anos» e acredita que os leões «vão ser candidatos ao título se ganharem no Dragão».

«O FC Porto era sempre favorito no Dragão, mas, desta vez, vai ser um dos clássicos mais equilibrados dos últimos anos», disse Paulo Futre à Agência Lusa, lembrando que os leões «estão a jogar bem e cheios de confiança».

Por outro lado, o antigo internacional luso, que foi formado no Sporting e se sagrou campeão europeu no FC Porto, argumentou com a circunstância da equipa portista vir de «uma derrota dura, da qual não é fácil recuperar psicologicamente».

Futre aludiu às duas derrotas caseiras do FC Porto para a Liga dos Campeões: «Perder em casa com o Atlético de Madrid e com o Zenit mexe com o grupo, com a sua moral. O Sporting está a seguir uma boa estratégia, a encarar jogo a jogo, deixando o favoritismo para o FC Porto e para o Benfica».

Vai mesmo mais longe, ao considerar que o Sporting, caso vença no Dragão, «poderá aguentar até janeiro na frente» e que, a partir daí, passará a ser «um sério candidato ao título», tanto mais que irá «beneficiar de não estar a disputar as competições europeias».

Aproveitou, ainda, para elogiar um ponta de lança que «não conhecia», o colombiano Fredy Montero, que pode «causar mossa» na defesa do FC Porto, até porque é um jogador que já demonstrou «detalhes de craque».

«Tem coisas do Romário, salvaguardando as distâncias, porque o brasileiro foi um dos melhores avançados de sempre, mas há detalhes em que faz lembrar», referiu à Lusa Futre, para quem o FC Porto está a ter «uma época irregular».

Questionado se o FC Porto enfraqueceu o seu potencial com as saídas de João Moutinho e do colombiano James Rodriguez, ambos vendido ao AS Mónaco, não tem dúvidas.

«Claro que dois grandes craques como eles fazem falta a qualquer equipa, mas o FC Porto contratou o Josué, o Quintero e o Licá, que tem sido uma surpresa pelo seu rendimento, tendo vindo de um clube pequeno. O que eu acho é que o FC Porto está a fazer uma época irregular», finalizou.