O presidente do Paços de Ferreira e representantes da claque, reunidos no Estádio Capital do Móvel, reconheceram os excessos dos últimos dias e esclareceram divergências, informou hoje o clube da I Liga de futebol.

Num comunicado publicado na página oficial do Paços de Ferreira na Internet, refere-se que, «a fim de esclarecer definitivamente as declarações e ações tornadas públicas nos últimos dias», subsequentes ao jogo da Liga Europa realizado na quinta-feira, «realizou-se esta manhã um encontro entre o presidente do FC Paços de Ferreira e representantes da claque de apoio pacense».

«Tal permitiu que as partes tenham reconhecido o excesso na forma como se expressaram publicamente, embora em nenhuma ocasião a intenção tenha sido ofender a dignidade - quer de todos os associados do FC Paços de Ferreira, quer do presidente do Clube», pode ler-se na nota.

Nesse sentido, acrescenta o clube, «o encontro esclareceu definitivamente a situação, havendo o reconhecimento mútuo de que se atingiu o limite do aceitável, fruto do ambiente e tensão que está implícito a um jogo de futebol deste nível».

Nesse sentido, «foi decidido colocar um ponto final no assunto» e normalizar as condições que permitem a concentração de todos os pacenses no importante objetivo de triunfar frente ao Vitória de Guimarães, na segunda-feira, num jogo, concluiu o comunicado, em que «todos estarão a prestar o seu total apoio à equipa».

Esta «cimeira da paz» é um paliativo no clima de crispação que ganhou maiores proporções no final do jogo com o Dnipro, em Guimarães. Após uma dura troca de palavras com os adeptos que lhe foram pediram explicações e exigir a demissão de Costinha ao camarote presidencial, Carlos Barbosa disse que «a massa associativa do Paços de Ferreira é muito ranhosa».

Estas declarações caíram mal entre a massa associativa e levaram alguns adeptos a criar uma petição na Internet para recolha de assinaturas (128 até ao dia de hoje), com o objetivo de destituir a atual direção em Assembleia-geral.

O Paços de Ferreira, no 16.º e último lugar da I Liga, com quatro pontos, recebe o Vitória de Guimarães, oitavo, com 10, pelas 20h15 de quinta-feira, no encontro que encerra a oitava jornada.