Rui Vitória disse hoje sentir-se magoado pela forma como o Vitória de Guimarães e os seus adeptos foram tratados na recente deslocação a Espanha para defrontar o Betis para a Liga Europa de futebol.

O Vitória perdeu por 1-0 em Sevilha e no regresso alguns dos adeptos vimaranenses que acompanharam a equipa foram agredidos por alegados adeptos do clube andaluz.

«Sinto uma mágoa enorme quando isso acontece em qualquer campo e principalmente aos nossos. Saí de Espanha com uma amargura grande, com o sentimento de que fomos tratados como se estivéssemos num nível abaixo. Acho que é hora de nós, portugueses, e nós, Vitória, valorizarmos melhor aquilo que fazemos», disse o treinador na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços de Ferreira.

Segundo Rui Vitória, «em Sevilha olharam para o Vitória como uma equipa de segunda», mas face ao que se passou em campo «parecia que era o Vitória a equipa da Liga espanhola, já que o Betis esteve quase sempre recolhido no seu meio-campo».

«Essa amargura vem também do facto de não valorizarem em termos públicos o que fazemos de bom em termos internacionais também. Poderão ter mais dinheiro na liga espanhola, mas costumo dizer que um café aqui custa 50 cêntimos, no Mónaco três euros, mas o café é o mesmo», argumentou.

O treinador espera que o sentimento de vingança não se verifique quando o Vitória receber o Betis e que a resposta seja dada dentro de campo.

Na segunda-feira, o Vitória desloca-se a Paços de Ferreira para defrontar uma equipa em crise, mas Rui Vitória, antigo técnico dos pacenses, embora admitindo que a «instabilidade tira discernimento e lucidez» disse não gostar de analisar os jogos «a pensar em facilidades».

«O Paços de Ferreira tem jogadores com qualidade e espero um jogo difícil. Seguramente vamos encontrar um adversário motivado por defrontar o Vitória e apostado em dar uma nova imagem e recuperar na classificação», disse.

Sobre o Vitória disse esperar que «a equipa continue na senda da postura que tem vindo a ter» porque acredita que dessa forma estará mais perto de vencer.

«Em Sevilha, independentemente do resultado, fomos uma equipa personalizada, com alegria, que encarou o adversário sem qualquer receio, esta é a postura correta e assim queremos continuar», disse.

Vitória de Guimarães, nono, com dez pontos, e Paços de Ferreira, 16º e último, com quatro, defrontam-se segunda-feira, às 20h15, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.