O FC Porto venceu o Sporting por 3-1, em jogo da 8.ª jornada do campeonato nacional. Dragões adiantaram-se no marcador ainda na primeira parte com um penálti de Josué, mas os leões responderam bem e empataram antes dos 60’ minutos. No entanto, dois golos de rajada de Danilo e Lucho González, aliados a uma exibição personalizada da equipa azul e branca, ampliaram para 43 o número de vitórias do FC Porto em casa sobre o Sporting.
O SAPO Desporto fez a análise ao melhor e ao pior deste primeiro clássico da época.
FC Porto
Positivo
Varela e defesa portista: Silvestre Varela foi "o" jogador influente no futebol do FC Porto e muito importante na vitória. O extremo internacional português não marcou mas deu muito trabalho à defesa sportinguista. É o que se chama o “homem-desequilíbrio”, muito importante como elemento desestabilizador para o adversário.
Alex Sandro e Danilo foram a excelente amostra do que foi a defesa portista durante o clássico. Mangala e Otamendi voltaram a estar impenetráveis, mostrando muita segurança a defender e oferecendo, ao mesmo tempo, confiança aos seus colegas para subirem no terreno. 
Negativo
Herrera: Depois do erro fatal contra o Zenit, em que foi expulso aos seis minutos, Héctor Herrera voltou a merecer a confiança do treinador Paulo Fonseca.  Não se pode dizer que o mexicano esteve mal, mas os passes falhados quase comprometiam a equipa azul e branca. Contudo, a prestação menos conseguida por parte do mexiano foi eclipsada pelas brilhantes atuações de Lucho e Fernando no meio-campo.
Sporting
Positivo
William Carvalho: O médio leonino já nos tem habituado a grandes exibições neste início de temporada do Sporting e, neste clássico, não foi exceção. Além de uma boa prestação, o golo apontado por William Carvalho aos 60 minutos ainda deu alento e esperança a Leonardo Jardim. Mas a boa exibição de um jogador não é suficiente para evitar uma derrota, principalmente quando a defesa não ajuda.
Negativo
Adrien: Atreve-se a dizer que o emblema de Alvalade não ganhou devido a Adrien Silva. O médio leonino falhou quase todos os passes que não devia falhar. O número 23 não conseguiu fazer a ligação necessária da defesa para o ataque. Aliando a isso, Silva também demonstrou muita lentidão nos passes e muito fraco na defesa.