As intervenções efetuadas durante o centenário da morte de Carlos Callixto, o primeiro jornalista desportivo português, foram reunidas num livro, a apresentar a 5 de novembro, em Lisboa.

Com o título “Centenário de Carlos Callixto, primeiro jornalista desportivo português, deputado e senador da República”, o livro inclui discursos proferidos na cerimónia que assinalou o centenário da morte de Carlos Callixto.

Entre os discursos complicados, estão o de Augusto Baganha, presidente do Instituto do Desporto e Juventude, e Vasco Callixto, neto de Carlos Callixto.

Carlos Callixto começou a publicar textos sobre ciclismo em 1899, foi chefe de redação de A Luta, deputado e senador da República. Callixto faleceu em 1913, com apenas 50 anos.

Em jornais e revistas da sua época, Carlos Callixto defendeu e divulgou a prática desportiva, foi ainda um dos fundadores da União Velocipédica Portuguesa, da União dos Atiradores Civis Portugueses, do Cyclo Clube Caldense e do Real Automóvel Club de Portugal.

A 5 de junho deste ano, o antigo senador e jornalista foi lembrado numa cerimónia que teve lugar no Museu Nacional do Desporto, no ano em que se assinalou os 150 anos do seu nascimento.