O Belenenses e o FC Porto empataram este sábado a um golo, em jogo da nona jornada da Liga, o que permite ao Benfica ficar a três pontos do líder, bem como o Sporting caso vença o Marítimo esta noite.

O FC Porto entrou como já era esperado, num domínio total que durou 15 minutos. O Belenenses, com menos argumentos, mas ao mesmo tempo sem nada a perder, deixou os portistas tomarem conta do jogo. Andaram perto da área, mas não finalizaram.

O jogo mudou de figura depois, com o Belenenses, claramente, a querer entrar no jogo e a mostrar que, afinal, não ia ver jogar. O lance mais flagrante aconteceu aos 19 minutos, com Tiago Silva a rematar forte de fora da área e Fernando, a fazer de central, a ‘fazer’ de obstáculo.

Os azuis do Restelo não só conseguiam partir para o ataque, como não descuraram o plano defensivo, impedido que Varela, Lucho ou Ricardo Pereira, a grande novidade no onze, levassem a bola a Jackson. Tanto que o golo dos portistas vem contra a corrente do jogo. Na sequência de um livre na esquerda, Mangala subiu mais alto, a bola ainda bate em João Meira e entra. Estava feito o primeiro da partida, mas não o único. É que se aos 30’ Mangala foi herói, aos 33’, estragou tudo. Fredy passe bem pelo, cruza rasteiro, com o central a ver passar a bola, que sobrou para João Pedro. Em três minutos, a partida voltava a estar empatada, um resultado que se manteve até ao intervalo.

Nas individualidades, o FC Porto ganha ao Belenenses, isso não é novidade. Só que os lisboetas compensam essa ‘falha’ com garra. Enquanto o FC Porto entrou para o segundo tempo da mesma forma que acabou o primeiro, lento e algo desconcentrado, a equipa do Restelo entrou a todo o gás. Foram 10 minutos que pertenceram ao Belenenses, com a jogada mais flagrante a acontecer aos 55’, com Fredy a conseguir ganhar na linha lateral e a cruzar para o remate de primeira de Diawara, que passou ao lado.

Depois o jogo voltou a ser mais disputado e bastou ao FC Porto acelerar mais um pouco, não muito, diga-se, para deixar em sobressalto os adeptos da casa. Aos 62’, Danilo cruzou para a área e Jackson esteve à beira do segundo, mas o cabeceamento saiu ao lado. Pouco antes, Varela já tinha obrigado Jones a defesa.

Nem as entradas de Licá e Ghilas surtiram efeito nas contas de Paulo Fonseca. O FC Porto sofre o segundo empate da época. Depois do Estoril (2-2), foi agora a vez do Belenenses roubar pontos aos tricampeões nacionais.