Cerca de 1.500 pessoas marcaram hoje presença no reencontro entre o primodivisionário Paços de Ferreira e o secundário Freamunde, num encontro de futebol com fins solidários e que terminou com um empate 1-1.
Telmo Castanheira inaugurou o marcador para o Freamunde, uma equipa desinibida e que repartiu o domínio do jogo, aos 49 minutos, com um remate colocado após assistência de Ansumane, e Sérgio Oliveira, de livre direto, aos 57, restabeleceu o empate, fixando o resultado final.
O encontro, que assinalou o regresso à competição do pacense Carlão, após quase dois meses de paragem por lesão, juntou os “rivais” do concelho em torno de uma causa solidária, visando ajudar Luísa Moreira, mulher do diretor de segurança do Freamunde, a realizar um tratamento ao cancro do pulmão na Alemanha.
A campanha intitula-se "Ajudem-me neste sonho" e visa reunir os 40 mil euros que a cidadã do concelho necessita para se tratar numa clínica de Colónia, na Alemanha, a única na Europa com provas dadas na regeneração de células dendríticas, com uma taxa de sucesso de cerca de 90 por cento.
Esta iniciativa de cariz solidário foi lançada nas redes sociais há pouco mais de uma semana e prevê várias iniciativas, desde teatro a espetáculos de música, incluindo a licitação de várias camisolas autografadas oferecidas por vários jogadores e clubes lusos.
No intervalo do jogo, cujos bilhetes tiveram um custo solidário de três euros, foram entregues as primeiras quatro camisolas: Luiz Carlos (Sporting de Braga), Cardozo (Benfica), Bock (Ribeirão) e Carlos Pinto, atual treinador do Freamunde, entregou a camisola da final da Taça de Portugal quando representava o Desportivo de Chaves.
O reencontro em campo das duas equipas pôs fim a um interregno que durava desde a já extinta Liga Intercalar, em 2008/09, e realizou-se num clima de cordialidade, sem incidentes, com o técnico pacense Henrique Calisto a poupar nove titulares do jogo europeu com o Dnipro (derrota por 2-0), na quinta-feira.
O Freamunde já comparticipou para esta causa com 3.207 euros, a totalidade da receita do último jogo com o Perafita, cerca de metade do valor já apurado com outros donativos, mas ainda longe dos 40 mil euros necessários.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.