O guarda-redes Eduardo disse hoje que o Sporting de Braga quer ir vencer sábado na casa do Benfica, o que só aconteceu uma vez na história do campeonato nacional de futebol.
O “feito” foi conseguido há quase 60 anos (outubro de 1954) e no Estádio do Jamor, então casa emprestada dos "encarnados".
Para o internacional português, contudo, «a história vale o que vale».
«Estamos a trabalhar bem, conscientes das dificuldades que vamos encontrar e preparados para um jogo difícil, mas confiantes e motivados. Esperamos fazer um bom resultado e trazer mais uma vitória», afirmou, numa entrevista rápida depois do treino matinal, sobre o jogo da décima jornada da I Liga.
Eduardo representou o Benfica em 2011/12, por empréstimo do Génova, e considera «tratar-se de um regresso normal», sem qualquer tipo de «ressentimento».
«Dei o meu melhor [no Benfica] e fiz tudo o que estava ao meu alcance, agora estou concentrado aqui, onde sou feliz. Não há nenhum ressentimento, fui sempre bem tratado lá, não tenho razões de queixa. Foi uma etapa da minha vida, dei tudo o que tinha e agora é outra etapa», disse.
O guardião, de 31 anos, disse ainda que não vai encarar o jogo no estádio da Luz para demonstrar o seu valor.
«Não tenho nada a provar, fiz o meu trabalho como um profissional, dediquei-me a 100 por cento e isso é máximo que se pode exigir a um jogador», disse.
O Braga vem de uma vitória na Taça de Portugal (eliminou o Olhanense, por 3-1), mas no campeonato soma quatro derrotas consecutivas.
O jogador reconhece a «fase complicada», mas considera que o triunfo em Olhão veio «recarregar energias».
«A paragem [na Liga] também foi boa para corrigir algumas coisas, continuar a aprender e para preparar este jogo», frisou.
Admitindo que «não está a ser a caminhada» que pretendiam, considerou que os jogadores têm que se preocupar com as «correções» que têm que fazer e «encarar os jogos sempre da mesma forma».
Eduardo recusa ainda a ideia de que a ausência do treinador benfiquista, Jorge Jesus, devido a castigo, possa ser uma vantagem para os bracarenses.
«A maioria dos jogadores do Benfica tem um trajeto com ele de muitos anos, conhecem bem os processos, não creio que seja uma adversidade para a equipa do Benfica», disse.
O jogador comentou ainda o processo eleitoral do clube (eleições a 13 de dezembro) que contará com dois candidatos (António Salvador e Nuno Carvalho), situação pouco habitual no Sporting de Braga.
«É um processo novo, que não tem acontecido nos últimos anos, mas posso garantir que o grupo está tranquilo em relação a isso e concentrado no seu trabalho. Sabemos da forma responsável como as pessoas têm dirigido este clube e que tem culminado no seu crescimento e estamos confiantes, até pelas palavras do atual presidente que nos transmitiu essa tranquilidade», concluiu.
O Sporting de Braga, nono classificado da I Liga, com 12 pontos, visita sábado o Benfica, que segue no terceiro lugar, com 20 pontos, os mesmos que o Sporting, em jogo da décima jornada da I Liga, agendado para as 18:15.