Fernando Gomes afirmou que um dos problemas do futebol português é a falta de entendimento entre os "três grandes": FC Porto, Benfica e Sporting. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol deu o exemplo da Alemanha onde um clube salvou o rival da bancarrota.

«[A falta entendimento entre os três grandes] é um problema do futebol português. O entendimento seria um fator de defesa da indústria do futebol português. Recordo o que sucedeu na Alemanha há seis anos quando o Borussia de Dortmund estava numa situação de bancarrota e quem emprestou o dinheiro para salvar o clube foi o rival Bayern de Munique», sublinhou, em entrevista à RTP Informação.

O líder federativo elogiou a decisão de profissionalizar alguns árbitros, algo que, na sua opinião, «vai permitir que os árbitros estejam melhor preparados para assim diminuir o erro».

Numa altura em que a Liga vive momentos conturbados, 14 clubes a pedirem a saída do presidente, Mário Figueiredo, o presidente da FPF nega que haja um plano para extinguir a Liga e fazer regressar a gestão do futebol a Federação.

«A federação tem uma missão muito bem identificada de desenvolvimento do futebol, de aposta na formação, das seleções. Se analisarmos no tempo o papel da Liga concluímos que é um organismo que tem o seu espaço, o seu enquadramento e um papel muito importante. Do meu ponto de vista é um erro pensar na extinção da Liga e um erro em algumas mentes que a Liga possa acabar. A Liga apareceu em 1996 e desde então a Seleção Nacional apenas por uma vez falhou a fase final. É sinal também da importância da Liga no crescimento do futebol português», sublinhou.