O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, prometeu hoje que a sua equipa vai «dar o peito à luta» na receção de domingo ao Sporting, na décima jornada da I Liga de futebol.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo, Rui Vitória considerou ainda que receber o clube de Alvalade «não é drama nenhum».

Apesar do Vitória de Guimarães vir de quatro derrotas consecutivas e de ter ficado arredado, no espaço de uma semana, de duas competições nacionais (Taça de Portugal e Taça da Liga), o treinador dos minhotos disse que a equipa vai «arregaçar as mangas, levantar a cabeça, enfrentar o problema e trabalhar».

«É verdade que é sempre muito melhor trabalhar sobre vitórias do que sobre derrotas. Mas quando elas acontecem, e toda a gente tem estas fases, só há um caminho, que é enfrentarmos e não esconder a realidade. Quando ganhamos não entramos em nenhuma euforia que nos tire o raciocínio. Da mesma forma que não é um drama que nos tira o raciocínio. Temos noção da realidade e responsabilidade, mas sempre com a cabeça levantada, peito para a frente e caminhar», disse Rui Vitória.

O técnico vimaranense disse esperar um Sporting «forte» e «motivado» e considerou que o emblema lisboeta «tem qualidade e é uma equipa trabalhada com características simples».

Rui Vitória avaliou o futebol dos "leões" de «prático e objetivo», adicionando que é isso que pode «causar dificuldades».

«É um adversário difícil mas é mais do mesmo. Um Sporting que também soube gerir bem o que tem vindo cá para fora. Com o discurso de motivação do Sporting, até nos esquecemos que perdeu os dois últimos jogos», afirmou o treinador minhoto.

Questionado sobre se esta é a melhor altura para receber o Sporting, Rui Vitória foi perentório ao responder que «sim», lembrando que também para a Taça de Portugal, quando podia ter calhado «um adversário em casa mais tranquilo, calhou logo um adversário forte como o FC Porto», mas estes são os adversários que põem os minhotos «ainda mais em alerta».

«Vai obrigar a ter todos os sinais em alerta, parece-me que é bom. Claro que a lucidez pode fugir um bocadinho, mas não fazemos drama de vir o Sporting. O jogo com o Sporting é difícil mas vamos à luta. Também se fosse fácil se calhar não era para nós», afirmou o técnico.

Quanto à sessão de preparação desta manhã, nota para o treino condicionado de Malonga, Marco Matias e Moreno.

Rui Vitória disse, a propósito destas prováveis ausências, que gostava de ter «todas as peças de xadrez disponíveis» mas lembrou a «qualidade» do restante plantel, confirmando, por fim, que tem vindo a trabalhar «os aspetos relacionados com a finalização e a construção de ações de finalização», mas também «a integração de jogadores e a organização coletiva».

O Vitória de Guimarães, atual oitavo classificado com 13 pontos, recebe domingo, pelas 19h15, no D. Afonso Henriques, o Sporting, atual segundo classificado, com 20 pontos, na 10ª jornada da I Liga em futebol.