O Benfica colocou-se hoje a apenas um ponto do líder FC Porto, ao vencer em casa, com grande sofrimento, o Sporting de Braga por 1-0 e beneficiar do empate caseiro dos tricampeões face ao Nacional (1-1).

Depois de na nona jornada ter cedido uma igualdade no Restelo (1-1), o conjunto de Paulo Fonseca voltou a não conseguiu vencer na 10.ª, 21 dias depois, apesar de ter chegado novamente à vantagem, agora com um tento do colombiano Jackson Martinez.

Os “dragões” lideraram dos 52 aos 82 minutos, altura em que o venezuelano Mario Rondon restabeleceu a igualdade, que se manteve até final. Foram os primeiros pontos perdidos em casa, frente a um conjunto já vencedora por três vezes no Dragão.

Com este resultado, o FC Porto viu a sua vantagem cair num ápice de cinco pontos para apenas um face ao Benfica, que, sem Jorge Jesus no banco, penou para bater em casa o Sporting de Braga.

Um “golaço” de Nemanja Matic, aos 73 minutos, selou o triunfo dos “encarnados”, que, antes disso, já tinha visto Éder e Rafa atirar ao “ferro” da baliza de Artur, também ele salvador da equipa em diversas situações.

Certo é que o Benfica, que atuou sem Cardozo (nem sequer esteve no banco), conseguiu somar os três pontos e colocar-se a um dos “dragões”, situação que pode ser “copiada” no domingo pelo Sporting, que se desloca a Guimarães.

Além da deslocação dos “leões” ao Minho, destaque para a do Gil Vicente, surpreendente quarto classificado, ao Funchal, para defrontar o Marítimo, numa ronda que fecha apenas na segunda-feira, com a receção do Olhanense à Académica.