O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, lamentou hoje a morte de Alcino Soutinho, recordando que o arquiteto foi o autor do projeto do centro de treinos dos “dragões”, em Vila Nova de Gaia.

«É uma perda nacional, porque era um homem de uma envergadura que ultrapassava as barreiras do Porto e de Vila Nova de Gaia. Está para sempre ligado tanto ao FC Porto, como a Gaia, por muitas obras que fez, mas nomeadamente porque foi o arquiteto do Centro de Estágio do Olival da Fundação PortoGaia. É uma grande perda e daqui envio os meus pêsames à mulher, à filha e a toda a família. Sentimos muito que nos tenha deixado», pode ler-se na mensagem publicada no sítio oficial do FC Porto na Internet.

Alcino Soutinho, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu no domingo, aos 83 anos, no Porto.

O projeto da Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso e dos Paços do Concelho de Amarante valeram-lhe o Prémio Associação de Críticos de Arte – Secção Portuguesa em 1984. Dois anos antes tinha recebido o Prémio Europa pelo projeto da Pousada de S. Diniz, em Vila Nova de Cerveira.

Além do centro de treinos do FC Porto, as Faculdades de Química e de Cerâmica, em Aveiro, o Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, a marginal de Vila do Conde e o Eco Resort, em Tróia, são outros projetos que tiveram a assinatura de Alcino Soutinho.