O Sporting é o novo líder da Liga portuguesa de futebol, depois de golear o Paços de Ferreira por 4-0 , em jogo da 11ª jornada.

William Carvalho, Montero, com um bis, e André Martins foram os autores dos golos, que dão ao leão o primeiro lugar, em igualdade pontual com o Benfica, que hoje venceu o Rio Ave (3-1). Os leões têm melhor diferença entre golos marcados e sofridos.

A vitória ajusta-se bem ao Sporting, a equipa que mais fez para garantir os três pontos, perante um Paços de Ferreira entregue ao seu meio-campo, na tentativa de chegar ao golo no contra-ataque, mas as ‘investidas’ pacenses foram, praticamente, inexistentes.

O Sporting entrou em campo já a saber o resultado do Benfica e só a vitória interessava. A pressão não assustou o leão, para mais perante um adversário que o ano passao ‘deu água pela barba’ nos jogos em Alvalade. Os tempos eram, de facto, outros.

O primeiro golo chegou cedo. Aos 16 minutos, William Carvalho, em bom plano, mais uma vez, esta noite, deu a melhor sequência a um canto da direita. A vantagem podia ter sido ampliada aos 34’, quando Ricardo perdeu a bola em zona proibida. O esférico sobrou para Montero, que rematou cruzado, para a defesa apertada de António Filipe.

Esta era a toada do jogo, com o Sporting ao ataque, mesmo sem imprimir grande velocidade. Ao intervalo, os leões contavam com 59 por cento de posse de bola, o que reflete bem a direção do jogo.

A segunda parte começou na mesma linha. O 1-0 é sempre um resultado perigoso e a baliza continuou na mira do leão. E não foi preciso esperar muito para ver Montero regressar aos golos, quatro jogos depois. Aos 51’, bom cruzamento de Carrillo na esquerda, a bola ainda toca num jogador do Paços, sobra para Montero, que só teve de encostar. Não satisfeito, o colombiano foi chamado, aos 72’, para converter a grande penalidade, depois de Filipe Anunciação ter metido a mão à bola, que lhe valeu o vermelho direto. Montero soma, ao fim de 11 jornadas, 11 golos, consolidando a liderança dos melhores marcadores.

Mesmo a jogar de forma tranquila, o Sporting ainda teve tempo de ampliar. Primeiro, Slimani atirou à trave. A bola acabaria por sobrar para André Martins, que assim fechou as contas em 4-0.

O Sporting continua sem assumir a luta pelo título, mas a verdade é que, à entrada para o segundo terço do campeonato, chegam à liderança de uma liga, que para já, está renhida.