O FC Porto vive o seu momento mais complicado na época atual e o insucesso dos dragões nesta fase da época tem um rosto: Paulo Fonseca. Os adeptos já mostraram o seu descontentamento com o desempenho do treinador e sobe a contestação ao antigo treinador do Paços de Ferreira.

Ainda assim, o treinador não vive situação inédita no Dragão. Com sete pontos perdidos em três jornadas, o jovem treinador pode ser comparado a um dos nomes mais respeitados do futebol mundial: José Mourinho.

Senão veja-se: o FC Porto já não cedia sete pontos em três jornadas consecutivas do campeonato português de futebol desde 2001/02, época em que era o Special One que liderava os destinos do Dragão. Há doze anos, já na segunda metade da temporada 2001/02, com José Mourinho a dar os primeiros passos como treinador dos “dragões”, o FC Porto somou, pela última vez, três encontros consecutivos sem vencer na Liga, depois de uma derrota com Belenenses (3-0) e empates com Alverca (0-0) e União de Leiria (0-0).

A derrota de sábado frente à Académica, na 11.ª jornada da I Liga de 2013/14, fez o FC Porto, comandado por Paulo Fonseca, igualar esta série, seguindo-se aos empates com Belenenses e Nacional, ambos por uma bola.

Apesar de ter sido com Mourinho que o FC Porto desperdiçou pela última vez sete pontos em três jornadas, o último registo de três jogos seguidos sem vencer remonta à época 2004/2005, o “annus horribilis” dos dragões, depois da saída de Mourinho para o Chelsea.

Sob o comando do espanhol Victor Fernandez, que substituiu o italiano Luigi Del Neri antes do início da temporada, o FC Porto empatou com Sporting de Braga (1-1), Estoril-Praia (2-2) e União de Leiria (1-1). Ainda antes de ser substituído por José Couceiro, Fernandez esteve na última série de três encontros consecutivos sem triunfos – empates com Marítimo (1-1), Rio Ave (1-1) e Académica (0-0).

Mais do que números, o que certamente mais afetará os adeptos azuis e brancos é a perda de liderança no campeonato, já que Benfica e Sporting cumpriram as suas missões e lideram agora a liga portuguesa, com os dragões a dois pontos de distância. O desânimo é tal que há já quem suspire por Vítor Pereira, o treinador mal amado que o ano passado levou o FC Porto ao bicampeonato.

Olhando aos números dos últimos anos, confirma-se que o FC Porto está, de facto, pior: na última temporada, à 11.ª jornada, os dragões estavam na frente do campeonato juntamente com o Benfica, com 29 pontos conquistados, mais cinco do que atualmente. Além disso, por esta altura, o FC Porto de Vítor Pereira tinha-se já apurado com distinção para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao passo que este ano a tarefa se advinha demasiado complicada.

Na “Champions”, os “dragões” tiveram a pior prestação de sempre de uma equipa lusa em casa na fase de grupos, somando apenas um ponto em três encontros, necessitando para seguir em frente de, na última ronda, derrotar fora o Atlético de Madrid e esperar que o Zenit não vença no terreno do Áustria de Viena.

Também há dois anos os portistas estavam melhor na liga do que atualmente: à 11.ª jornada, o estreante Vítor Pereira tinha os dragões na liderança do campeonato juntamente com o Benfica, com 27 pontos, mais três do que agora sucede com Paulo Fonseca.

Apesar de ter começado a temporada com o triunfo na Supertaça e ainda estar em competição na Taça de Portugal, o FC Porto perdeu a liderança do campeonato e está perto de ser eliminado na Liga dos Campeões.