O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, disse hoje em Macau que o jogador Elias terá de esperar para discutir o seu futuro, afirmando que não sabe nada sobre uma possível saída de Rui Patrício.

«[O Elias] Vai ter de esperar porque até domingo o presidente do Sporting está aqui e depois vai estar em Barcelos [Gil Vicente]», disse Bruno de Carvalho, que falava aos jornalistas à margem de um jantar que reuniu mais de uma centena de adeptos em Macau.

Sobre uma possível saída de Rui Patrício do clube no mercado de inverno, Bruno de Carvalho ironizou, dizendo que se «esqueceram de dizer alguma coisa ao presidente do Sporting».

«[Rui Patrício] Está contente onde está e [nós] estamos contentes que ele esteja na baliza», disse o líder “leonino”, que disse mesmo que «não há mercado de transferências nenhum».

Instado a comentar também a eventual troca ou permuta de jogadores entre os principais clubes lusos, Bruno de Carvalho disse que a "velocidade vertiginosa" dos acontecimentos no futebol português faz com que o «raciocínio não entre muito bem na equação».

«Às vezes é preciso parar e pensar com a cabeça e não tanto com o coração. E o futebol nacional precisa que as pessoas parem um bocado com o sistema de guerrilha, pensem naquilo que querem no seu todo, e depois atuem», sublinhou.

Bruno de Carvalho garantiu que o Sporting quer um «futebol e um desporto diferentes» em Portugal e que já o disse nas reuniões que teve com grupos parlamentares.

«Para a emoção temos os jogos, os adeptos. Agora, fora dos jogos temos de ser racionais e há pouca racionalidade e não se muda nada do que é importante, para se estar sempre a falar do que é acessório», afirmou.

Bruno de Carvalho está em Macau 36 anos depois de João Rocha, o último presidente do clube a visitar a cidade. Antes de Macau, o líder do Sporting esteve em Pequim, onde, além de renovar dois contratos, se encontrou com responsáveis da Associação Chinesa de Futebol, mostrando-se disponível para colaborações em todas as áreas do "negócio" do futebol.

«Onde o Sporting é, de facto, reconhecido e bom é na sua formação. Não há outro clube do mundo que consiga dizer que tem na sua formação dois [jogadores] já considerados os melhores do mundo - o Luís Figo e o Cristiano Ronaldo - e isso é uma coisa que também interessa muito à China, conseguir ter parcerias com clubes que lhe garantam da evolução e desenvolvimento daquilo que é o futebol», explicou.

O presidente “leonino” disse também que esteve reunido com investidores, mas salientou que o clube não está à procura de quem invista, porque tem a sua valia, pelo que são os homens de negócios que devem manifestar interesse no clube.

Bruno de Carvalho afirmou ainda não entender a «fobia» e a «necessidade de se estar a falar de títulos do Sporting», garantindo que o clube «sabe o que está a fazer» e assume apenas que é «candidato a ganhar jogo a jogo».

Durante o jantar, Bruno de Carvalho recebeu uma camisola assinada pelos jogadores do Sporting Club de Macau, que este ano vão disputar a primeira divisão, depois de terem conquistado o campeonato da segunda divisão na época passada.