O presidente da mesa da assembleia-geral, José Mendes, garantiu hoje à agência Lusa não ter fornecido qualquer base de dados dos sócios do Sporting de Braga à lista A, liderada por António Salvador.

A lista B, de Nuno Carvalho, revelou hoje que o candidato da lista A, o atual presidente António Salvador, enviou uma carta aos sócios do Sporting de Braga apelando ao voto.

«Depois do nosso comunicado de ontem [quarta-feira], onde dávamos conta do envolvimento dos funcionários do clube na sua campanha, prontamente desmentido pela lista A, somos confrontados com esta comunicação aos sócios, usando para o efeito a base de dados do clube», aponta, lamentando não lhe ter sido facultada uma listagem dos associados votantes, conforme afirma ter solicitado «em tempo útil».

José Mendes confirma esse pedido, a que inicialmente ponderou responder afirmativamente, mas depois de ouvir a opinião de um jurista, concluiu que «não devem ser fornecidos os dados pessoais dos sócios, nomeadamente os seus endereços ou contactos».

«Como princípio, a informação que é prestada a uma candidatura é prestada à outra, como é óbvio. O que é permitido, e já está disponível desde o início do processo, há quase um mês, é a consulta dos cadernos eleitorais, como está definido nos estatutos do Sporting de Braga, com o objetivo de permitir aos sócios verificar se lá estão para saber se podem votar», explicou.

Assegurando «isenção« no processo, o presidente da mesa da AG disse ter dado «instruções muito claras aos serviços do Sporting de Braga» para não disponibilizar nenhuma informação a qualquer dos candidatos para além desta [consulta dos cadernos eleitorais]» e ter recebido a «garantia» de que isso foi cumprido, «ao contrário do que diz Nuno Carvalho».

Confrontado com a referida carta que o candidato António Salvador enviou aos sócios, respondeu: «terá que perguntar-lhe [como arranjou os endereços], mas admito que tenha contactos de muitos sócios com tantos anos de presidente».

José Mendes aproveitou, como presidente da mesa da AG, para «apelar aos candidatos que se concentrassem nas questões sérias, essenciais e de fundo do Sporting de Braga, a começar pelo jogo importantíssimo de sábado com o FC Porto», da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

«Apelo aos sócios que estejam presentes para apoiar a equipa e, entre eles, os candidatos. Mais do que criar divergências, que se unam em torno deste jogo tão importante», disse.