O Sporting apresentou hoje as suas condolências à família de Nelson Mandela e ao povo da África do Sul, pela morte do antigo presidente sul-africano, sócio de mérito do clube lisboeta.

«O Sporting Clube de Portugal apresenta à família de Nelson Mandela e a todo o povo sul-africano as suas condolências e manifesta o seu profundo pesar. Nelson Mandela é uma das figuras da humanidade que permanecerá entre nós para todo o sempre», pode ler-se na mensagem divulgada no sítio oficial do clube na Internet.

O clube anuncia ainda que vai colocar a bandeira a meia haste em memória de Nelson Mandela, sócio de mérito número 31.118, cuja morte, aos 95 anos, foi hoje anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

O Sporting recorda que o antigo líder histórico sul-africano era sócio de mérito do clube desde 28 de julho de 1997, quando recebeu, em Pretória, uma delegação liderada pelo então presidente leonino José Roquette, na «primeira vez que Mandela recebeu dirigentes desportivos».

«Nelson Mandela foi um eterno exemplo de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória», sublinha o Sporting.

Líder da luta contra o “apartheid”, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.