O FC Porto regressou este sábado às vitórias ao bater o Sporting de Braga por 2-0, no 12º jogo da I Liga, e pondo fim a um jejum de seis encontros consecutivos sem vencer.

Jackson não só deu a vitória à equipa da Invicta, como ficou a ‘morder os calcanhares’ ao compatriota do Sporting, Fredy Montero, somando agora 10 golos.

O FC Porto só se encontrou na segunda parte. E a mudança foi radical, passando de uma equipa que ficou a ver jogar o SC Braga na primeira parte, para um domínio total, que deixou os minhotos em ‘palpos de aranha’. A vitória acaba por ser justa para aquilo que os dragões produziram em 45 minutos.

Os bracarenses, ainda que mais dominadores nos primeiros 45 minutos, beneficiaram bastante da ansiedade dos azuis e brancos. A equipa de Paulo Fonseca errou demasiados passes e apenas por uma vez chegou à baliza de Eduardo, num remate forte de Josué.  A formação orientada por Jesualdo Ferreira apresentou-se organizada, mas faltou profundidade ofensiva. O último passe raras vezes apareceu e foi aí que os minhotos pecaram.

Após o intervalo, o FC Porto entrou com garra. O golo de Jackson Martinez, logo aos 47 minutos, contribui para que os dragões aguentassem esse ritmo até ao final do encontro. E se na primeira parte escassearam as ocasiões, na segunda foi uma ‘chuva’ de oportunidades, em muito concedidas por um SC Braga que não se encontrou mais.

A 10 minutos do fim, o colombiano encerrou este capítulo. Melhor do que a defesa bracarense e melhor do que Eduardo, em noite, ainda assim, de boas defesas, Jackson apontou o segundo do jogo e está agora a um golo de Montero.

Com esta vitória, o FC Porto ‘apanha’ o Benfica no segundo lugar. Só amanhã, domingo, se saberá como fica o topo da classificação, depois do jogo entre o Gil Vicente e o Sporting, que na semana passada chegou ao primeiro lugar do campeonato.