O Sporting venceu este domingo o Gil Vicente, por 2-0, em Barcelos, isolando-se na liderança do campeonato, com mais dois pontos do que FC Porto e Benfica.

Fredy Montero foi o homem do jogo, ao apontar dois golos, aumentando a sua conta pessoal para 13 e respondendo da melhor forma ao seu compatriota portista, que no sábado também bisara.

O jogo não se avizinhava fácil. O Gil Vicente é a grande surpresa desta Liga, ainda não tinha perdido em casa e com a vitória do Estoril, era importante não perder o quarto lugar. Os minhotos bateram-se bem, mas, de facto, a diferença esteve no homem mais avançado. O Sporting este ano tem Montero.

Em Barcelos, assistiu-se a uma boa partida, um jogo aberto e disputado. Os leões não acusaram a responsabilidade de poder liderarem sozinhos, estiveram tranquilos e concentrados. Do lado dos da casa, o leão não assustou. Logo aos 14 minutos, obrigaram Patrício a esticar-se, num remate forte de Luís Martins.

Só que a resposta não tardou. Aos 19’, cruzamento de Cédric, Gabriel cortou mal e Montero, no sitio certo, fez o que sabe. As duas equipas mantiveram a toada atacante de parte e parte, mas o resultado não se alterou até ao intervalo.

Na segunda parte, nenhuma equipa baixou de rendimento. O Sporting achou curta a vantagem e o Gil Vicente mostrou garra para chegar ao empate. Os leões foram mais felizes e aos 74’, Montero sentenciou o jogo. Capel entrou em diagonal na área, rematou, Facchini fez um defesa incompleta, com a bola direitinha para os pés de Montero, que só teve de encostar.

Antes do segundo do Sporting, os minhotos sofreram um revés, ao verem Pecks ser expulso com vermelho direto. Numa altura em que o Gil Vicente até carregava e esteve perto do golo – aos 57’, cruzamento de César Peixoto para Paulinho, que isolado, rematou rasteiro, para defesa de Patrício, mas com Jefferson ainda a ter de afastar -, o central fez uma falta dura sobre William Carvalho e saiu mais cedo.

Já perto do final, o Gil Vicente ainda atirou uma bola ao poste, Patrício estava batido.

Com esta vitória, os leões estão sozinhos no topo, beneficiando do empate do Benfica na Luz, que, assim, desceu para o terceiro lugar, atrás do FC Porto.