Vinte e cinco anos depois das últimas eleições com dois candidatos, os 17.500 sócios do Sporting de Braga habilitados a votar vão escolher, na sexta-feira, o próximo líder do clube entre António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho.

Desde a época 1988/89, com uma "luta" entre Alberto Silva e João Gomes da Silva, que não se verificava uma disputa eleitoral no clube bracarense que, nos últimos anos, se tornou no "quarto grande" do futebol português.

António Salvador, presidente desde 2003, recandidata-se a mais um mandato e, pela primeira vez, terá um adversário: Nuno Carvalho, empresário de 37 anos.

O processo eleitoral, também por causa deste cenário pouco habitual no clube minhoto, foi conturbado e polémico do início ao fim.

Começou com as hesitações de ambos em avançar, passou por uma "irregularidade" nunca devidamente esclarecida na lista de Salvador, e termina com um eventual pedido de impugnação do ato eleitoral por Nuno Carvalho por causa de uma alegada ilegalidade cometida pelo presidente da mesa da assembleia-geral.

António Salvador mantém o discurso ambicioso e acredita na possibilidade do clube conquistar o título da I Liga de futebol: "sim, nós podemos ser campeões!", declarou esta semana num jantar de apoio à sua candidatura.

Apresenta como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube, o grande sonho de Salvador.

«Está na hora de criar património. Esta obra não é megalomania, é autossustentável», disse numa recente ação de campanha.

Opinião contrária tem Nuno Carvalho, que considera essa opção errada, acusando Salvador de «vendedor de sonhos».

O projeto da lista B passa por potenciar as infraestruturas que o concelho já tem.

Se vencer, além de uma auditoria externa às contas do clube, garante 20 milhões de euros para o futebol, através de investidores nacionais e estrangeiros, e um "naming" para o estádio a rondar os cinco milhões por ano.

O candidato diz também ter um pré-acordo com três jogadores: o defesa central argelino Carl Medjani, por empréstimo do Olympiacos, e os médios francês Alou Diarra (West Ham) e brasileiro Carlos Alberto (Vasco da Gama e ex-FC Porto).

O ato eleitoral vai decorrer no Estádio Municipal de Braga (na zona mista, piso -2, entrada UEFA/Jogadores), na sexta-feira, 13 de dezembro.

As urnas abrem às 11h00 e fecham às 22h00. A partir das 12h00, o clube disponibiliza transporte gratuito desde o Campo da Vinha através de dois minibus.

São 17 500 os sócios votantes: 8007 associados com dez votos, 5390 com cinco votos e 4103 com um voto.