O Sporting recebeu este sábado o Belenenses em jogo da 13.ª jornada da liga portuguesa e venceu por 3-0, com golos de Adrien Silva, André Martins e Wilson Eduardo. Com este triunfo no dérbi lisboeta, os leões vão manter a liderança isolada do campeonato e deixam sob pressão FC Porto e Benfica, que só entram em campo neste domingo, frente a Rio Ave e Olhanense, respetivamente.

O Belenenses entrou muito bem no encontro e ao nunca abdicar de atacar acabou por surpreender o Sporting. Os leões dominavam a partida, mas os azuis respondiam na mesma moeda e só aos 19 minutos se viu a primeira ocasião da equipa de Leonardo Jardim, com Capel a não conseguir dar a melhor resposta a um excelente cruzamento de Carrillo.

Aos 28’ surgiu o primeiro lance polémico em Alvalade e que deu o 1-0 aos leões: Cédric entrou pela área do Restelo e o árbitro Hugo Pacheco assinalou falta à carga de ombro de Filipe Ferreira. Para além de não parecer falta, o lance ocorre fora da área, pelo que sem razão para a marcação de pénalti. Adrien Silva não fez caso e atirou a contar.

O Belenenses sentiu o golo sofrido, perdeu o fulgor dos primeiros minutos, e poucos instantes depois já Jefferson criava novamente perigo: livre batido junto ao poste para grande defesa de Matt Jones.

Hugo Pacheco queria mesmo ser a figura da primeira parte e antes do intervalo novo erro grave, com o árbitro a deixar passar em claro um pénalti sobre Montero, ostensivamente agarrado na área belenense. O avançado protestou e poucos segundos depois falhou o 2-0, concluindo por cima da barra a melhor jogada dos primeiros 45 minutos.

Como se previa, o Sporting entrou na segunda parte à procura do 2-0 que lhe desse tranquilidade e necessitou apenas de oito minutos para o conseguir: num lance em que o Belenenses perde a bola a meio-campo, Capel arrancou pela esquerda, centrou largo para Carrillo, o peruano contemporizou e assistiu André Martins, que de frente para a baliza, e já dentro da área, bateu pela segunda vez Matt Jones.

A partir do 2-0, o Sporting abrandou o ritmo de jogo e optou por gerir a vantagem frente a Belenenses completamente resignado e sem soluções para chegar à baliza de Rui Patrício.

Já perto do final, Wilson Eduardo fez o 3-0 na melhor jogada do encontro: Slimani ajeitou a bola de cabeça, Wilson Eduardo fugiu pela direita, tirou do caminho o defesa do Belenenses e bateu pela terceira vez Mattt Jones.

Com este triunfo, o Sporting soma 32 pontos e deixa FC Porto e Benfica a cinco. Dragões e águias jogam apenas este domingo e têm de ganhar para continuar a acompanhar os leões, que este sábado deram mais uma demonstração de determinação e maturidade.