A comissão permanente do Conselho Nacional do Desporto (CND) vai reunir-se  pela primeira vez já em janeiro, de acordo com o calendário para 2014, hoje aprovado pelo plenário do organismo.

«Trata-se de dar cumprimento à nova legislação sobre o CND, que prevê um conselho permanente com cinco reuniões por ano», disse à agência Lusa o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que adiantou estarem também já definidas as duas sessões plenárias do próximo ano.

A reunião de hoje do CND serviu também para o secretário de Estado apresentar aos conselheiros «documentação  relativa aos grandes números da parte do Desporto no orçamento do IPDJ», para que haja «um melhor esclarecimento geral» das verbas para o setor.

«Foi uma boa oportunidade para tirar dúvidas com alguns conselheiros», frisou.

Também foi feita a apresentação de uma «síntese dos contributos dos conselheiros» para o Programa Nacional Desporto com Todos e para Todos, bem como uma abordagem da revisão curricular da carga letiva de educação  física.

O CND procedeu igualmente à alteração da sua composição, com a entrada de representantes do desporto das Forças Armadas, Turismo e Imprensa Desportiva, ao mesmo tempo que a quota de nove «personalidades de reconhecido mérito» na área viu serem quatro nomes alterados.

Entram Fernando Seara, Isaura Morais, João Fonseca Ribeiro e Ribeiro Cristóvão, enquanto saem Aníbal Justiniano, Carlos Móia, Cecília Carmo e Duarte Lopes. Carlos Lopes, Manuel Silva, Pedro Couceiro, Rosa Mota e Vasco Lynce transitam do anterior elenco.