O antigo guarda-redes do Manchester United Alex Stepney recordou hoje Eusébio como o homem que o aplaudiu quando, a minutos do fim da final de Wembley, defendeu o seu remate, que poderia dar ao Benfica o titulo Europeu.

«Durante o jogo não reparei, mas depois vi na televisão e o que sucedeu foi que ele ficou ali a aplaudir. Esse é o tipo de homem que ele era: transbordava respeito por mim, pelo futebol», contou Stepney, num artigo assinado publicado no britânico The Guardian.

As equipas empatavam 1-1 perto do fim (o Manchester venceu 4-1 no prolongamento), quando Stepney defendeu uma “bomba” de Eusébio, apertado por dois defesas contrários.

Eusébio tentou cumprimentar o guarda-redes, mas este «estava preocupado em lançar o contra-ataque», pelo que só depois viu o gesto, completado com as palmas do “Pantera Negra”.

«Para nós, a final era uma questão de travarmos o Eusébio», conta, recordando que foi sempre um prazer rever o antigo futebolista, que hoje morreu, aos 71 anos, nas vezes em que se reencontraram.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.