Sir Bobby Charlton, um dos jogadores míticos do futebol inglês, mostrou-se hoje “orgulhoso” de ter sido “rival e amigo” de Eusébio, que hoje morreu aos 71 anos.
Depois de conhecer a notícia da morte de Eusébio, Charlton descreveu o antigo jogador do Benfica e da seleção portuguesa como “um dos melhores jogadores” contra os qual teve “o privilégio de jogar”.
Charlton enfrentou Eusébio em dois dos grandes momentos da sua carreira futebolística: a meia-final do Mundial de 1966, na qual a Inglaterra se impôs a Portugal (2-1), em Wembley, e a final da Taça dos Campeões Europeus de 1968, na qual o Manchester United venceu o Benfica no prolongamento no mesmo estádio (4-1).
Desse último encontro, o britânico recorda o momento que Eusébio aplaudiu a atuação do então guarda-redes do Manchester United, Alex Stepney, depois de este ter defendido um remate do português.
“Sem dúvida, Eusébio foi um dos melhores jogadores com os que tive o privilégio de jogar. Além disso, era um autêntico desportista”, disse aos meios de comunicação britânicos.
Charlton recordou que o seu recorde de golos pelo Benfica é “incrível e supera a passagem do tempo”.
“Encontrei-o em inúmeras ocasiões depois do final das nossas carreiras desportivas e sempre representou o seu clube e o seu país de maneira exemplar”, acrescentou.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.