Várias centenas de pessoas rumaram hoje de manhã ao Estádio da Luz para prestar homenagem ao antigo futebolista Eusébio, sendo visíveis adeptos do Sporting e do FC Porto, num gesto claro que o "Rei" gera consenso em Portugal.

Com as bandeiras a meia haste na porta principal, os adeptos foram-se concentrando junto da estátua de Eusébio, na Porta 18, curiosamente a mesma que nos últimos anos deu acesso ao busto de Miklos Fehér.

Aqui os adeptos foram depositando cachecóis, botas de futebol, bandeiras e ramos de flores. Um deles, Rui Alexandre Morais, até defende as cores do FC Porto, mas não podia deixar de prestar tributo ao maior símbolo do futebol nacional.

«Sempre disse à minha mulher que não iria entrar no Estádio da Luz. Mas é diferente. Eusébio é de todos», disse o adepto do FC Porto e que usualmente "prepara" os festejos dos "dragões" em Lisboa.

Com um cachecol do Sporting no braço esquerdo da estátua, os adeptos foram-se mantendo na Praça Centenário a recordar as jogadas e os golos apontados pelo "pantera negra" tanto ao serviço do Benfica como a defender as cores da Seleção Nacional.

«Quando a bola lhe chegava aos pés parecia que ganhava vida. Era mágica», diziam uns, enquanto outros recordavam a potência do remate de Eusébio que amedrontava os guarda-redes adversários.

Contudo, a melhor recordação tem Luís Pereira, funcionário do Restaurante Ti Matilde, onde o "rei" ia com frequência. O último dia foi este sábado, onde esteve durante cinco horas e até distribuiu autógrafos.

«Tenho as melhores e maiores recordações de Eusébio. Dou as minhas condolências à família. Espero que tenham muita força», desejou Luís Pereira.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04h30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17h30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16h00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17h00.