O ex-Presidente da República Jorge Sampaio manifestou hoje uma «grande tristeza» pela morte de Eusébio, recordando-o como uma figura que «deu tudo o que tinha para elevar o nome de Portugal o mais alto possível».

«Foi uma figura que teve um prestígio internacional, quando ainda havia poucas que o tivessem», sustentou o ex-Chefe de Estado, em declarações à RTP, na qual evidenciou a «grande dedicação» de Eusébio ao Benfica e à seleção nacional.

Para Jorge Sampaio, Eusébio «era uma daquelas pessoas que tinham um consenso geral de admiração, de agradecimento e de notoriedade».

O ex-Presidente lembrou ainda Eusébio como «um símbolo» para as diferentes gerações, sobretudo as mais antigas, como a sua.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04h30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

Eusébio, que nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar, a melhor classificação de sempre da seleção lusa em Mundiais.