A morte do 'pantera negra' Eusébio causou hoje tristeza na comunidade lusa da Venezuela, que fala da "perda insubstituível" de um desportista que foi um "embaixador que contribui para reafirmar Portugal no mundo".
"Estamos tristes, até mesmo os não benfiquistas, foi-se o 'pantera negra', ele foi um grande embaixador de Portugal no mundo", disse António Pita à Agência Lusa.
Organizador de uma das visitas que Eusébio fez à Venezuela, este português recordou o entusiasmo com que os lusitanos recebiam o seu "embaixador", em particular, em 2009, quando esteve na cidade de Barquisimeto (370 quilómetros a oeste de Caracas), onde inaugurou os jogos da Federação de Centros Portugueses da Venezuela.
"Portugal passou a ser conhecido nos anos 60 graças ao Eusébio", sublinhou, recordando que o 'pantera negra' foi o melhor goleador do Mundial de Inglaterra em 1966.
Por outro lado, o benfiquista José Luís Ferreira lamentou o falecimento do "melhor jogador do mundo", com o qual chegou mesmo a estar em campo.
"É uma perda irreparável, ele era um símbolo do desporto, foi o embaixador de Portugal a nível mundial, do desporto mais popular do mundo e a sua morte deixa um grande vazio", disse.
Impulsionador da realização de vários encontros de benfiquistas, José Luís Ferreira precisou que teve "a oportunidade de conhecer o 'pantera negra' pessoalmente, de estar em treinos com ele, na cidade de Valência (150 quilómetros a oeste de Caracas) e em Caracas, de vestir a camisola da seleção de futebol, de veteranos".
Hoje, o cónego Alexandre Mendonça, diretor da Missão Católica Portuguesa de Caracas, dedicou à memória do futebolista as duas missas a que presidiu no Centro Português de Caracas e no Centro Marítimo de Venezuela (antigo Centro Luso de Caracas).
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.