Pedro Mouzinho, antecessor de Carlos Godinho como secretário técnico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), conheceu Eusébio em 1964, por ocasião de um jogo da seleção lusa em contra a Suíça, em Zurique.
«Conheço o Eusébio desde 1964. Na altura, eu era correspondente do jornal A Bola em Zurique, onde Portugal tinha ido jogar», disse Pedro Mouzinho, atualmente com 81 anos.
Este antigo jornalista recorda-se de ir no mesmo autocarro da seleção e de estar na mesma fila em que se encontrava Eusébio.
«Ele partiu um copo que tinha na mão. Lembro-me na altura que toda a gente foi ver o que se passava com ele. O doutor Camacho Vieira, o então selecionador Fernando Vaz. Foi assim que eu conheci o Eusébio. Era um rapaz fantástico», disse Pedro Mouzinho.
Mais tarde, já em funções como secretário técnico da FPF, Pedro Mouzinho, que trabalhou com Carlos Queiroz nos dois mundiais conquistados por Portugal nos sub-20, Riade (1989) e Lisboa (1991), lembra-se que Eusébio era sempre convidado, marcando presença nos eventos sempre que podia.
Pedro Mouzinho era uma das muitas pessoas que têm passado ao longo da manhã junto à estátua do “Pantera Negra” para lhe prestar uma última homenagem, depositando no local flores, cachecóis, entre outras recordações.
«Um dia a gente vai se encontrar outra vez», disse a concluir Pedro Mouzinho, uma das pessoas mais velhas que se encontravam no local e com memórias de o ver jogar.
Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04:30, vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio está em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17:30 de domingo, com a missa a realizar-se hoje, às 16:00, na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.