Toda a imprensa "online" de Cabo Verde destaca hoje a morte de Eusébio, falecido na madrugada de domingo em Lisboa, aos 71 anos, salientando o futebolista e o homem, bem como as reações das autoridades cabo-verdianas.

"Morreu Eusébio" é o título mais utilizado na imprensa local - Cabo Verde não tem jornais diários -, destacando o percurso do "Rei" e realçando a influência que o futebolista nascido em Lourenço Marques (atual Maputo) teve no futebol no arquipélago e mesmo no próprio presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, um assumido apaixonado pelo futebol.

«Cresci, menino e adolescente, com Eusébio, nos relatos da rádio, nas leituras de A Bola, ainda com 8-9 anos de idade, (...) nos cromos, nas discussões na rua Sá da Bandeira, na Ponta Belém ou na Praça Alexandre Albuquerque (...). Formei-me com Eusébio, dormi, sonhei e briguei por Eusébio», escreveu Fonseca numa manifestação pessoal no Facebook.

A agência Inforpress e as edições "online" dos semanários Expresso das Ilhas, A Nação e A Semana destacam também as palavras do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que lembrou que Eusébio esteve várias vezes em Cabo Verde, tendo então tido a oportunidade para ver a sua dimensão humana.

«Eusébio foi um rei mundial do futebol, mas um homem com uma grande humildade, uma forma muito própria de estar no mundo, de viver a vida, e isso deve fazer-nos ver a perda que tivemos agora», frisou o chefe do Governo cabo-verdiano.

Por seu lado, o presidente da Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva (também presidente do Movimento para a Democracia - MpD, oposição), indicou que a autarquia vai avançar com o projeto de requalificação do Largo Eusébio da Silva Ferreira, na Achada de Santo António, transformando-o em zona pedonal.

A ideia, lembrou Correia e Silva, já estava prevista nos planos da câmara e vai dignificar ainda mais o nome de Eusébio, cuja presença na inauguração estava também garantida.

As últimas duas vezes que Eusébio esteve em Cabo Verde aconteceram em 2009, quando participou na Corrida da Liberdade, iniciativa que a edilidade praiense realiza a 13 de janeiro, juntamente com o ex-futebolista benfiquista Mantorras e com o presidente dos "encarnados", Luís Filipe Vieira, e em 2010, quando a equipa de futsal do Benfica participou num torneio internacional na Cidade da Praia.

Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), lembrou que Eusébio deveria estar em maio em Cabo Verde nas festas de "Nhu São Filipe", na ilha do Fogo.

Também as rádios e as televisões cabo-verdianas deram destaque à morte de Eusébio, notícia que abriu os principais jornais das estações emissoras.

No Facebook são muitos os cabo-verdianos que expressam a sua admiração pelo jogador, «simples e humanista», natural do bairro moçambicano da Mafalala (arredores de Maputo), que engrandeceu o nome de Portugal no mundo.

O funeral de Eusébio realiza-se hoje às 17h00 de Lisboa, estando previsto, há mesma hora em Cabo Verde (16h00 locais), uma marcha de um grupo de admiradores pelas ruas da capital.