O diário desportivo francês L’Equipe oferece hoje a manchete a Eusébio, afirmando que «Portugal chora o seu herói», com uma fotografia do ex-futebolista ainda muito jovem, acompanhado de uma bola.

«Bola de Ouro em 1965, melhor marcador do Mundial de 1966, Eusébio da Silva Ferreira, aliás ‘Pantera Negra’, morreu ontem [domingo] com a idade de 71 anos», lê-se ainda na primeira página, em que o nome “Eusébio” aparece em grande destaque.

Mais à frente, o L’Equipe dedica toda a página 7 ao ex-internacional luso, com um título em português: «Adeus Eusébio».

O jornal começa por apresentar quatro fotos de Eusébio, a primeira a beijar a Taça dos Campeões, após a final com o Real Madrid (5-3), a 02 de maio 1962, em Amesterdão, e a segunda a receber a Bola de Ouro, a 09 de março de 1966, na Luz.

As outras duas versam momentos relacionados com o futebol francês, primeiro, a 30 de novembro de 1967, num jogo em Saint-Étienne, e, depois, com Michel Platini e Johan Cruyff, a 15 de maio de 2013, na final da Liga Europa, que, em Amesterdão, o Benfica perdeu perante o Chelsea (1-2).

Na mesma página ainda há espaço para mais uma fotografia, tirada no domingo à estátua de Eusébio, na Luz, repleta de cachecóis, e para um texto em que é contada a história do jogador luso, também com os seus principais números e datas.

Há igualmente lugar para reações, de Mourinho a Pauleta, passando por Simões, Figo, Bobby Charlton, Jupp Heynckes, Luiz Felipe Scolari, Franz Beckenbauer, Cristiano Ronaldo e Platini.

A finalizar, o L’Equipe, pela “pena” de Régis Dupont, deixa uma questão: «Mais forte que Ronaldo?», uma pergunta que fica sem resposta.

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04h30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio esteve em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17h30 de domingo, com a missa a realizar-se hoje, às 16h00, na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17h00.